Cançao Do Exilio
Casos: Cançao Do Exilio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VagnerCF19 • 23/3/2015 • 239 Palavras (1 Páginas) • 195 Visualizações
CANÇAO DO EXILIO-Gonçalves Dias
Analise poetica:
Na primeira estrofe do poema o eu - poético traz a imagem de sua terra natal, exaltando as belezas da natureza, comparando-a com natureza da terra que se encontra exilado.
Um fato importante é que os elementos como “palmeiras” e “Sabiá”, são símbolos que caracterizam a terra brasileira, ou seja, a palmeira é uma árvore que traz consigo a imagem do Brasil e as raízes nacionais. O sabiá que é escrito com a letra maiúscula pelo poeta torna-se a ave símbolo da nação brasileira.
Na segunda estrofe, vemos a exaltação “exagerada” e sem medidas aos atributos que podem ser encontrada “lá” (Brasil). Nota-se também que a natureza brasileira é colocada com superioridade à portuguesa, ficando implícito que o primeiro é melhor que o segundo.
Essa estrofe é considerada a mais importante do poema, pois pode ser encontrada parafraseada no Hino Nacional Brasileiro escrita por Joaquim Osório Duque Estrada.
Na terceira é quarta estrofe a poesia é marcada pela distinção do “lá” e “cá”, ou seja, o lá ( terra natal) é o prazer “ Mais prazer encontro eu lá”, é ser livre, é a beleza natural das estrelas, o mais belo cantar de uma ave. Observa-se dessa forma, que somente em seu solo pátrio.
A quinta estrofe caracteriza-se pela finalização do poema, mas não do martírio de estar exilado em terra estranha. O eu- poético roga a Deus para que ele possa voltar à sua pátria.
...