Carlos Drummond De Andrade
Artigo: Carlos Drummond De Andrade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juhmonteiro123 • 1/3/2015 • 711 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
Carlos Drummond de Andrade
Biografia, obras e estilo literário
Este consagrado poeta brasileiro nasceu em Itabira, Minas Gerais no ano de 1902. Tornou-se, pelo conjunto de sua obra, um dos principais representantes da literatura brasileira do século XX.
Concretizou seus estudos em Belo Horizonte, e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator, na imprensa. Também trabalhou por vários anos como funcionário público.
Seus poemas abordam assuntos do dia a dia, e contam com uma boa dose de pessimismo e ironia diante da vida. Em suas obras, há ainda uma permanente ligação com o meio e obras politizadas. Além das poesias, escreveu diversas crônicas e contos.
Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.
Dentre suas obras poéticas mais importantes destacam-se: Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, Lição de Coisas, Viola de Bolso, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo e Novos Poemas,
Talentoso também na prosa, tem suas prosas reunidas nos seguintes volumes: Confissões de Minas, Contos de Aprendiz, Passeios na Ilha e Fala Amendoeira.
Na década de 1980 lançou as seguintes obras: A Paixão Medida, que contém 28 poemas inéditos; Caso do Vestido (1983); Corpo (1984); Amar se aprende amando (1985) e Poesia Errante (1988).
Faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha única.
"Sentimento do Mundo"
Sentimento do mundo, terceiro livro de Carlos Drummond de Andrade, apresenta 28 poemas escritos, em
sua maioria, durante a segunda metade da década de 1930, reunidos e publicados em 1940.
Foi o primeiro livro escrito e publicado por Drummond no Rio de Janeiro, para onde se mudara em 1934,
para trabalhar como chefe de gabinete do então ministro da Educação, seu amigo Gustavo Capanema.
O crítico John Gledson chamou a atenção para o quanto os poemas do livro são “dependentes de uma
paisagem concreta – a carioca”.
Trata-se de uma obra de transição: da poesia ainda presa a modelos do modernismo inicial, que dominou
a primeira fase da obra drummondiana, para a poesia comprometida com questões históricas e sociais,
com tendência a reflexões existenciais de cunho mais universal que meramente pessoal, características da
segunda fase, da idade madura do poeta.
Em linhas mais detalhadas: dos retratos humorísticos do cotidiano da vida burguesa para a reflexão crítica
ou sentimental sobre os problemas do mundo; do humor tendente à piada típico da primeira
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