Coerência textual e coesão
Seminário: Coerência textual e coesão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yuditurkao • 10/9/2014 • Seminário • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 414 Visualizações
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente nos estudos das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.
Definição Específica
Coesão
Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico- semântica entre as partes de um texto.
Ex: A magia das palavras é enorme,pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas têm o poder de transformar e de conscientizar.
Coerência
É acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem.
Ex: Aquele garoto não gosta de futebol e portanto fica chamando seus amigos para jogar videogame
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Coesão
É a manifestação linguística da coerência. Provém da
forma como as relações lógico-semânticas do texto são
expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto é
verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e
gramaticais de construção. Ex: "Os corvos ficaram à espreita.
As aves aguardaram o momento de se lançarem sobre os
animais mortos." (hiperônimo ) "Gosto muito de doce.
Cocada, então, eu adoro." (hipônimo) "–Aonde você foi
ontem? –f f À casa de Paulo. – f f Sozinha? – Não, f f com
amigos." (elipse) Os elementos de coesão também
proporcionam ao texto a progressão do fluxo informacional,
para levar adiante o discurso. Ex: "Primeiro vi a moto, depois
o ônibus." (tempo) Embora tenha estudado muito, não passou.
(contraste)
Coerência
É o aspecto que assumem os conceitos e relações
subtextuais, em um nível ideativo. A coerência é responsável
pelo sentido do texto, envolvendo fatores lógico-semânticos e
cognitivos, já que a interpretabilidade do texto depende do
conhecimento partilhado entre os interlocutores. Um texto é
coerente quando compatível como conhecimento de mundo
do receptor. Observar a coerência é interessante, porque
permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas
sim constrói-se na relação emissor-receptor-mundo.
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Para compreender um pouco melhor os conceitos de Coerência textual e de Coesão textual, e também para distingui-los, vejamos: O que é coesão textual? Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
as referências e as reiterações: Este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora. as substituições lexicais (elementos que fazem a coesão lexical): este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando há a repetição da mesma unidade lexical (mesma palavra). os conectores (elementos que fazem a coesão interfrásica): Estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos. a correlação dos verbos (coesão temporal e aspectual): consiste na correta utilização dos tempos verbais, ordenando assim os acontecimentos de uma forma lógica e linear, que irá permitir a compreensão da sequência dos mesmos. São os elementos coesivos de um texto que permitem as articulações e ligações entre suas diferentes partes, bem como a sequenciação das ideias.
O que é coerência textual? Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
"As ruas estão molhadas porque não choveu"
Há elementos coesivos no texto acima, como a conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto, percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas estarem molhadas. O texto está incoerente.
Podemos entender melhor a coerência compreendendo
...