Conflito Humano Tecnologico
Monografias: Conflito Humano Tecnologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosenmartins • 26/5/2013 • 625 Palavras (3 Páginas) • 986 Visualizações
A que o autor da resenha associou o tema do conflito humano-tecnológico?
R: Ele associou à mitologia grega, onde Prometeu roubou o fogo dos céus e deu para os humanos onde este fogo simbolizava a técnica, que permite a transformação da natureza em cultura.
- De que trata a obra em questão?
R: A obra trata da analise do comportamento social humano em relação às inovações tecnológicas.
- Por que ocorre o conflito humano-tecnológico?
R: O conflito humano-tecnológico ocorre devido ao crescimento das inovações tecnológicas e a busca desenfreada pelo conhecimento para criação de novos artefatos, onde tudo isso alterou a vida ser homem e a estrutura da sociedade profundamente gerando um mal estar e insegurança.
- Quais as principais facetas desse conflito?
R: As principais são: aumento da expectativa de vida do homem, que graças à revolução tecnológica na área da medicina podemos ter uma qualidade melhor de vida. A outra faceta seria o crescimento exponencial do conhecimento, onde a grande quantidade de informações disponíveis cresceu aceleradamente fazendo com que o ser humano não acompanhe este desenvolvimento, gerando um conflito de informações.
- Quais são as posições frequentemente assumidas por aqueles que escreveram sobre a tecnologia?
R: Estão divididos em dois grupos: o primeiro são aqueles que atribuem à tecnologia um potencial emancipatório, que poderia gerar um mundo de progresso e de abundancia para o ser humano. O segundo estão os que acham que a tecnologia é uma armadilha para própria humanidade.
- E você? Com qual dessas posições você se identifica?
R: A segunda posição seria a mais correta, pois com a tecnologia hoje a mão de obra vai sendo substituída pelas maquinas, gerando aumento de desemprego, poluição ambiental, muito lixo e aumento do consumismo.
O conflito humano-tecnológico
Ao longo da história, o homem tem produzido grande quantidade de conhecimento e tecnologia. A partir do século XVII, o mundo vem passando por um processo de transformação tecnológica, cujas consequências se manifestam cada vez mais no modo de ser, na vida cultural e também nas formas de sociabilidade do ser humano. O gigantesco volume de conhecimentos e inovações tecnológicos produzidos a partir da revolução cientifica alterou drasticamente esse cenário. A busca impetuosa empreendida no entendimento das leis da natureza permitiu a criação de novos artefatos que alteraram profundamente a vida do homem e a estrutura da sociedade.
O aumento de expectativa de vida do homem, graças à descoberta revolucionaria na área da medicina, novas técnicas agrícolas viabilizaram aumento substancial na produção de alimentos em todo o mundo. O crescimento exponencial do conhecimento, a quantidade de informações disponíveis cresceu de tal forma que, atualmente os indivíduos não conseguem acompanhar tal desenvolvimento. A imensa quantidade de informações e de artefatos tecnológicos gera também nas pessoas muita insegurança. À desinformação adicionamos a insegurança advinda da dificuldade de lidar com situações novas para as quais não
...