Critica Chapeuzinho Vermelho
Dissertações: Critica Chapeuzinho Vermelho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PedroMatias1 • 21/4/2013 • 419 Palavras (2 Páginas) • 2.134 Visualizações
SINTESE CRITICA – CHAPEUZINHO VERMELHO
Os escritores que reuniram os contos que circulavam oralmente entre os camponeses, como Charles Perrault, acrescentaram moralidades em cada um desses contos, que foram recolhidos da tradição oral. Na maioria das vezes, a moralidade não combinava com o desenvolvimento da história, entretanto Perrault às inculcava assim mesmo. Perrault foi quem escreveu a primeira versão deste conto:”Capinha Vermelha”. Que é, em si mesmo, ambígua: a imagem da inocente garota que é enganada por um lobo inicialmente gentil, e que depois devora a inocente Chapeuzinho na cama da vovó, gera discussões psicanalíticas intermináveis, pela carga sexual presente desde a escolha da cor vermelha, notoriamente associada ao sexo, passando pela sedução do lobo, de olhos e mãos tão grandes. Foi com os Irmãos Grimm que este conto teve a sua salvação e se transformou no conto de fadas mais divulgado dentre todos eles onde a Chapeuzinho e a vovó se livram do lobo e ele é punido exemplamente, pois eles compilavam da oralidade as histórias que eram contadas por pessoas simples do povo alemão era a preservação do folclore e da cultura local. A mãe representa a irresponsabilidade da família em tratamento com as crianças e adolescentes no cotidiano. Como uma pessoa adulta que preze pela vida de uma criança, transfere a ela uma responsabilidade grandiosa que seria de extremo perigo? As crianças e os adolescentes estão sendo engolidos pelo ambiente das drogas e seus lobos, e os adultos de sua família não vêem ao seu socorro, em alguns casos até fazem parte do processo mesmo que indiretamente.
Para tentar salvar essas crianças e adolescentes aparecem várias vezes o lenhador que ajuda, abre caminhos, favorecem mudanças na vida destas pessoas, auxiliando em várias vezes também os adultos. Surge ai o conflito entre realizar o que gostamos e o que devemos, de conformidade com a advertência feita, anteriormente, pela mãe de Chapeuzinho. A fama e a aceitação deste conto vem do fato de que apesar de Chapeuzinho ser uma menina virtuosa ela sofre as tentações e o que lhe acontece indica á criança que não podemos confiar nas intenções de todos, mesmo aqueles que julgamos bons e agradáveis ,isto nos sujeita a armadilhas perigosas.Se ,dentro de nós mesmos,não existisse uma parte de nós que aprecia o lobo mau ele não obteria poder algum sobre nós.Então é a hora de procurar o entendimento de si próprio e de saber o que é atraente para nós mesmos.Por mais atraente que seja sermos ingênuos,não podemos caminhar pela vida sendo ingênuos o tempo todo.
...