Desenho Técnico NBRs Vigentes e Canceladas
Por: Daniel roland • 1/12/2021 • Trabalho acadêmico • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 175 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão [pic 1][pic 2]
Discente: Daniel Roland Oliveira da Silva Matrícula: 2021059175
Cadeira: Desenho Técnico
Professor(a): Silvia Maria
Desenho Técnico
NBRs vigentes e canceladas
são luis
2021
Normas vigentes e canceladas
Representação em Desenho Técnico
NBR10067- Princípios gerais de representação em Desenho Técnico procedimento (em vigor).
Escrita em Desenho Técnico
NBR8402 – Execução de caractere para escrita em desenho técnico – procedimento. (Substituída pela NBR16861)
Tipos de linha em Desenho Técnico
NBR8403 – Aplicação de linhas em desenhos – tipos de linhas – largura das linhas – procedimento. (Substituída pela NBR16861)
NBR16861 – desenho técnico – Requisitos para representação de linhas e escritas. (Vigente)
Cotagem em Desenho Técnico
NBR10126- COTAGEM EM DESENHO TÉCNICO – PROCEDIMENTO. (Em vigor)
Folha em Desenho Técnico
NBR10068 – Folha de desenho – leiaute e dimensões – padronização. (Substituída pela NBR16752)
NBR10582 – Apresentação da folha para desenho técnico – procedimento. (Substituída pela NBR16752)
NBR16752 – Desenho técnico – requisitos para apresentação em folhas de desenho. (Vigente)
Hachuras em Desenho Técnico
NBR12298 – Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico – procedimento. (Vigente
NBRs vigentes
Representação em Desenho Técnico
NBR10067- A norma em questão visa demonstrar como o desenho técnico deve ser representado na folha.
- Cor de representação do Desenho Técnico: usualmente, utiliza-se a cor preta para a representação, no entanto, caso haja a necessidade de outras cores para destaque, é necessário que se mencione seu significado na legenda.
- Denominação das vistas: As vistas de um desenho técnico são necessários para a representação de um objeto de desenho e podem ser classificadas em: vista frontal, superior, inferior, posterior, lateral esquerda e lateral direita, sendo a frontal, a vista mais importante da peça, representando o objeto em sua posição usual.
- Outras vistas: Caso haja a necessidade de outras vistas, é preferencial as que tiverem o menor número de vistas, que evitem repetição de detalhes e linhas tracejadas desnecessárias.
- Determinação do número de vistas: Deve-se utilizar o tanto quanto necessário para a caracterização do objeto, com preferência em cortes ou seções ao invés das linhas tracejadas.
Tipos de linha em Desenho Técnico
NBR16861- A norma em questão demonstra como deve ser feita a representação das larguras e tipos de linhas e escrita utilizadas em desenho técnico.
- Tipos de linhas (geral): São determinados a partir da combinação de um subtipo e um tipo de linhas básicos.
- Tipos de linha (básicos): Existem 15 tipos de linhas básicos, que são: contínua, tracejada, tracejada espaçada, traço longo e ponto, traço longo e ponto duplo, traço longo e ponto triplo, pontilhada, traço longo e traço curto, traço longo e traço curto duplo, traço e ponto, traço duplo e ponto, traço e ponto duplo, traço duplo e ponto duplo, traço e ponto triplo e traço duplo e ponto triplo.
- Subtipos de linhas: ao todo são três, e fazem análise de acordo com a largura da linha, são: Estreita, larga e extralarga.
- Dimensionamento da linha: A largura da linhas são bem definidas, devendo ser constante sobre toda sua extensão, variando com o tipo, dimensão quantidade de linhas e escala do desenho, podendo ser: 0,13mm; 0,18mm; 0,25mm; 0,35mm; 0,50mm; 0,70mm; 1,00mm; 1,40mm; 2,00mm. As larguras dos subtipos de linhas devem respeitar, respectivamente, a razão de 1:2:4. Para a redução de impressões ou reproduções não se deve utilizar as linhas com larguras de 0,13mm ou 0,18mm.
-Tolerância na largura de linhas: As linhas podem ter um afastamento dos valores específicos em relação a largura, contanto que esse afastamento não seja maior que +- 0,1d.
-Configuração de linhas: os comprimentos dos elementos de linhas e espaçamentos são determinados pelos diferente tipos de linhas, como exemplo, tipos de linhas de 4 a 7 e 10 a 15 tem um elemento ponto e comprimento d, enquanto que os tipos de linhas 2 e 4 a 15 tem como espaçamento o intervalo e comprimento de 3d.
-Espaçamento entre linhas: Linhas paralelas devem ter pelo menos um espaçamento de duas vezes a largura da linha mais larga, sendo ainda necessário, que essa distância seja de pelo menos 0,7 mm.
-Tipos de linhas e suas aplicações: Como já foi mencionado, há diversos tipos de linha a serem utilizadas em desenho técnico, cada qual com sua aplicação, a depender de diversos fatores, e para uma aplicação não convencional, é necessário que se mencione no espaço de informações complementares da folha de desenho.
-Hierarquia das linhas: Caso duas ou mais linhas diferentes fiquem sobrepostas, existe uma hierarquia determinada entre as linhas que ajuda na resolução desse problema.
-Linhas de chamada e linhas de referência: São ambas linhas contínuas estreitas.
As linhas de chamada formam um ângulo em relação ao quadro da folha de desenho e não são paralelas a linhas próximas.
As linhas de referência devem ser desenhadas respeitando uma das direções de leitura do desenho e podem ser desenhadas ou tendo um comprimento fixo, como por exemplo de 10x a largura da linha de referência ou adaptado, seguindo as instruções dos comprimentos indicados.
Cotagem em Desenho Técnico
NBR10126- Esta norma tem por objetivo explicar os princípios gerais das representações gráficas a serem utilizados em todos os desenhos técnicos.
...