Educação De Jovens E Adultos
Monografias: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriamota00 • 17/9/2014 • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 292 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a educação assumiu um papel de destaque nas discussões políticas do Brasil. Questionamentos e estudos sobre os modelos de ensino, o acesso e permanência dos alunos na escola, as características do sistema, entre outros, nortearam a agenda do setor público e ao mesmo tempo de pesquisadores.
Através das mudanças sociais no Brasil, a preocupação com o desenvolvimento da educação tona-se cada vez mais evidente, possibilitando o acesso e permanência dos sujeitos na escola, além de propiciar aqueles que se encontram a margem deste processo, condições de ingressarem no âmbito escolar, através de uma educação permanente e adequada para jovens, adultos e idosos.
Desta maneira, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve configurar-se como uma nova possibilidade para muitaspessoas, que por diversos motivos estiveram afastadas da escola ou não tiveram a oportunidade de freqüentá-la.
A EJA não deve se estruturar como uma adaptação do sistema educacional vigente no Ensino Fundamental e Médio, uma vez que, volta-se a uma camada socialmente desfavorecida, nos âmbitos econômicos, político e social. Estes sujeitos, por muitas vezes, encontram-se a margem do processo educacional, pois em sua realidade foram submetidos ao mercado de trabalho ou não encontraram condições para se manter na escola. Em outros contextos, também se destaca a ausência de espaços escolares adequados, para suprir a demanda. Pode-se também citar a própria falta de interesse de alguns alunos que resultou na evasão escolar. A partir do momento que se objetiva a melhoria nas condições pessoais, sociais, financeiras e relacionadas à ascensão no trabalho, ocorre novamente a busca pela escolarização.
Neste contexto, a identidade da EJA tem uma estreita relação com as Políticas Públicas, pois esta modalidade de ensino apresenta-se como possibilidade de inclusão social, vindo ao encontro da responsabilidade pública para com os cidadãos. Neste ponto, pode-se destacar o Artigo 206 da Constituição Federal de 1988, que prescreve “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, como também a própria Declaração de Jomtien que afirma a necessidade e o direito da educação para todos.
AIMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL
A educação de jovens e adultos (EJA) é vista como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.
Por conseguinte, se faz necessário hoje a capacitação continuada em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude.
O processo de educação no indivíduo tem três dimensões sendo estes: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, está incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão, todos precisam se atualizar. No social (sendo este, a capacidade de viver em grupo), um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece.
Desta forma, não basta somente capacitação dos alunos para futuras habilitações nas especializações tradicionais. Trata-se de ter em vista a formação destes para o desenvolvimento amplo do ser humano, tanto para o mercado de trabalho, mas também para o viver em sociedade.
CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Características relacionadas à linguagem;
Alunos com mais idade
O aluno que não teve oportunidade deestudar;
Está inserido no mercado de trabalho,
Buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho
É responsável, pois tem família a qual deve sustentar.
Possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.
Tem consciência da necessidade de aprender
Valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.
Alunos mais jovens:
O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.
Multi-repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.
Não tem responsabilidades
Muitos prejudicam o processo de aprendizagem
Vêem a escola como um espaço de socialização
Características relacionadas à linguagem;
Simplicidade,
Reprodução da fala do cotidiano
Utilizam a bagagem de conhecimento de sua vida
Varia de acordo com o tipo de ocupação ou atividade profissional
Características relacionadas ao pensamento.
Pragmático
Diferentes níveis de letramento.
Pouca criatividade
Varia de acordo com os conhecimentos empíricos adquiridos.
Dificuldades principais dos alunos jovens e adultos em sala de aula
Medo de não se alfabetizar
Cansaço
Bloqueio na assimilação dos conteúdos e da realidade
Vergonha
Horários de trabalho (horas extras, plantões)
Ausência nas aulas
Preocupações familiares
Dificuldades dos alunos jovens e adultos no cotidiano de sua vida
Compreensão dofuncionamento cognitivo em função do pertencimento dos alunos jovens e adultos a diferentes grupos culturais.
Elementos fundamentais para o trabalho bem-sucedido na EJA.
Efeitos dos programas educativos sobre as condições de
...