Então, tais artigos "simples"
Tese: Então, tais artigos "simples". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanderoliveira • 30/3/2014 • Tese • 671 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Wikipédia:Simples
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Índice [esconder]
1 O que são artigos "simples"
2 O que os artigos "simples" não são
3 Guia de estilo
4 Ver também
5 Ligações externas
O que são artigos "simples"[editar código-fonte]
Artigos "simples" são artigos que visam fazer uma introdução a um assunto, ajudando a conseguir uma boa compreensão dos temas básicos desse assunto.
Pretendem complementar o correspondente artigo do domínio principal, ao fazer uma apresentação mais curta e simples do assunto, cobrindo os aspectos de cultura geral e cobertos pelos programas escolares pré-universitários.
Podem também funcionar como complemento aos portais, no sentido que podem funcionar como uma forma de navegação pelos conteúdos que facilita ao leitor a sua introdução ao tema.
A inspiração para estes artigos vem das enciclopédias visuais e juvenis, que fazem as delícias de muitos miúdos e graúdos.
Um bom artigo "simples":
Aborda os aspectos básicos de um tema, considerando o que seria um bom nível de cultura geral e a profundidade do tema nos manuais escolares pré-universitários.
Não é demasiado extenso. Provavelmente terá cerca de duas páginas no ecrã, e até três secções principais de conteúdo.
É visualmente apelativo, sendo as imagens e infografias centrais à exposição do assunto. Provavelmente, o espaço ocupado por imagens será cerca de 50%.
Não aprofunda demasiado os temas, deixando esse ónus aos artigos "principais", para os quais terá sempre as devidas ligações internas.
Convida à navegação, através de ligações internas a outros artigos "simples" relacionados. Incentiva-se o uso de mapas nas imagens, para a descoberta de detalhes e curiosidades, e para tornar mais interessante a navegação entre temas.
Recorre a enciclopédias juvenis e visuais como fonte e inspiração para a organização dos conteúdos.
É fiel às políticas e recomendações da Wikipédia. Em particular, mantém o requisito da verificabilidade e uso de citação de fontes.
Os artigos "simples" são diferentes dos artigos "principais" porque:
Não são extensivos e compreensivos, como acontece com um bom artigo "principal".
As imagens têm um papel das imagens na exposição do tema e na navegação, ao contrário dos artigos principais.
O que os artigos "simples" não são[editar código-fonte]
Não são:
Resumos do artigo "principal" correspondente. Os aspectos abordados pelo artigo "simples" não têm que ser os mesmos que os do artigo principal. De facto, nalguns casos podem até diferir significativamente.
Uma enciclopédia para crianças. Visam uma cobertura básica do tema, mas não necessariamente pensados para crianças.
Projetos pedagógicos visando a educação ou ensino dos temas. Essa abordagem é mais adequada aos Wikilivros ou à Wikiversidade.
Pensados para imprimir em papel. São prioritariamente pensados como auxiliares à navegação pelos temas.
Abordagens pedagógicas a temas originadas em fontes primárias.
Guia de estilo[editar código-fonte]
Um artigo "simples" deve:
Ser criado no domínio Anexo.
Ter o mesmo nome do artigo do domínio principal correspondente.
Ter na primeira linha uma ligação interna para o artigo do domínio principal correspondente.
Ter a marca {{simples}}
...