Era Uma Vez
Pesquisas Acadêmicas: Era Uma Vez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunabragata • 15/4/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
CPC 38 - Instrumentos financeiros: Reconhecimento e mensuração
Uma das mais complexas normas e mais importante.
Se mantidos até o vencimento, é registrado pelo custo amortizável.
Os derivativos e instrumentos colocados à venda deve-se registrar pelo valor justo alterando o resultado.
Os derivativos e instrumentos colocados para venda futura devem ser registrados pelo valor justo em Outros Resultados Abrangentes até a venda no Patrimônio Líquido mais juros intrínsecos no resultado.
Hege: é um derivativo designado ou (apenas para hedge do risco de alterações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira) um ativo não financeiro não derivativo designado ou um passivo financeiro não derivativo cujo valor justo ou fluxos de caixa se espera que compensem as alterações no valor justo ou nos fluxos de caixa de objeto hedge.
Baixa de instrumentos financeiros somente quando transferir os riscos e benefícios. Impairment (onde nenhum ativo pode ficar por valor maior do que seu valor de venda ou sua capacidade de geração de caixa), só por perdas efetivas.
Os derivativos embutidos devem ser regitrados em separados
Investimentos:
Em sentido lato, todos os ativos podem ser descritos com investimentos; aplicações de recursos com objetivo de gerar benefícios futuros.
Em sentido estrito, quando falamos em investimentos na terminologia contábil, estamos nos referindo a aplicações de recursos que não se destinem à manutenção das atividades principais da empresa.
Principais tipos: instrumentos de dívida e instrumentos patrimoniais. Outros tipos: propriedades para investimentos, obras de arte.
As empresas mantêm investimentos para:
= Gestão financeira de curto prazo
= Ganhos de renda e de valorização de capital
= Gerenciamento de riscos
= Benefícios fiscais
= Vantagens negociais
= Organização administrativa e etc.
Classificações contábeis
As classificações contábeis dos investimento dependem de três fatores: o período estimado de manutenção, a natureza e a finalidade do investimento.
Quanto ao período estimado de manutenção, os investimentos podem ser classificados em temporários ou permanentes.
Quanto a natureza, os investimentos podem ser classificados em ativos financeiros e não financeiros.
Quanto a finalidade, os ativos financeiros podem ser classificados em mantidos para negociação, mantidos até o vencimento e disponíveis para a venda. Já os
...