Experimentos de: Correntes de convenção na água e Condução térmica em metais
Por: Giovanna Araujo • 6/5/2021 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Relatório 1 – Correntes de convenção na água
Materiais:
1. Recipiente com água limpa; T(água);
2. Dois copos de plásticos vazios;
3. Recipiente com água com o corante azul; T(azul);
4. Recipiente com água com o corante vermelho; T(vermelho);
5. Termômetro;
Experimento: A T(água) está em 25ºC, a T(azul) está em 3ºC e a T(vermelho) está em 88ºC. Com os dois copos de plásticos (com um furo na sua base) em cima do recipiente com água limpa, o rapaz que está fazendo o experimento pega o recipiente com a corante azul e o recipiente com o corante vermelho e joga dentro, separadamente, dos dois copos de plástico.
A água com menor temperatura (azul) vai para o fundo da água com temperatura ambiente (limpa). Já a água com maior temperatura (vermelha) fica sobre a água de temperatura ambiente. Ou seja, a água azul ficou sob a água vermelha.
Isso acontece porque a água temperatura com menor temperatura (azul) é mais densa que a água com temperatura ambiente, então ela “cai” quando colocada na água limpa. E a água de maior temperatura (vermelha) é menos densa que água de temperatura ambiente, por isso que ela fica sobre a água azul.
Relatório 2 – Condução térmica em metais
Materiais:
1. Um tubo de aço; (A)
2. Um tubo de latão; (B)
3. Um tubo de cobre; (C)
4. Três velas acesas; (calor)
5. Parafina;
Os 3 tubos de aço, latão e cobre tem os mesmo comprimento e diâmetro. Os três receberão calor de maneira igual das 3 velas. A parafina foi distribuída nos tubos em 5 porções, com intervalos de 5cm entre elas.
Experimento: Cada vela é posicionada na ponta de cada tubo. Logo de início o calor derrete a porção 5 do tubo C. E depois derrete, respectivamente a porção 5 do tubo B, a porção 4 do tubo C, a porção 5 do tubo A, a porção 4 do tubo B e pôr fim a porção 3 do tubo C. Então o tubo C (tubo de cobre) derreteu 3 porções de parafina, enquanto o tubo B (tubo de latão) derreteu só 2 porções e o tubo A (tubo de aço) derreteu apenas 1 porção.
Em conclusão, o cobre é o melhor condutor térmico entre o aço e o latão, já que ele derreteu mais porções de parafina do que os outros metais
...