FIGURAS DE LINGUAGEM
Casos: FIGURAS DE LINGUAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrejose • 2/6/2014 • 203 Palavras (1 Páginas) • 328 Visualizações
Pleonasmo
O Pleonasmo geralmente é classificado como uma figura de linguagem, mas também pode ser visto como vício de linguagem em determinadas situações, geralmente quando não é proposital. Consiste em redundância, (proposital ou não), uma repetição de ideias em uma expressão, enfatizando-a.
Consiste na repetição de uma mesma ideia por meio de vocábulos ou expressões diferentes. Exemplo: Resta-me a mim somente uma esperança.
Na oração: “Ela cantou uma canção linda!”, houve o emprego de um termo desnecessário, pois quem canta, só pode cantar uma canção, certo?
Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma ideia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada.
Deve-se evitar, entretanto, o uso de pleonasmos viciosos. Estes não têm valor de reforçar uma noção já implicada no texto. Antes são fruto do desconhecimento do sentido das palavras por parte do falante. O pleonasmo vicioso é muito utilizado na modalidade oral, o que acaba influenciando a modalidade escrita.
Pleonasmos literários:
“Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal” (Fernando Pessoa)
“O cadáver de um defunto morto que já faleceu “
(Roberto Gómez Bolaños)
“E rir meu riso “
(Vinícius de Moraes)
...