Genero Do Narrar
Exames: Genero Do Narrar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ead00566344 • 2/10/2013 • 624 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas e sente-se realizada por não haver sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.
No texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” fala sobre a variedade das relações entre diferentes estilos de aprendizagem e que através deles a criança desenvolve seu processo cognitivo.
No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização II, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada na história de Bintou.
1. SÍNTESE REFLEXIVA
O texto “As Tranças de Bintou” nos traz uma aprendizagem em várias áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças. Esta história é enriquecida por descrições e ilustrações de vida da aldeia e os costumes, ela também reforça a importância da família.
Através desta história vimos o quanto é importante a atenção e observação da família sobre a criança. Sabemos que as crianças vão crescendo e passando por transformações e se não houver uma atenção maior poderão começar alguns problemas.
Os educadores também fazem parte da mudança de uma criança nos aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, devendo assim observar cada um individualmente.
Essa história é uma base para o desenvolvimento de vários assuntos a serem trabalhadas em aulas para crianças: não discriminação, pois Bintou era negra, a família de Bintou conservava sua cultura, companheirismo
...