Genero Textual
Trabalho Escolar: Genero Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 111213 • 12/9/2013 • 5.677 Palavras (23 Páginas) • 659 Visualizações
GÊNERO TEXTUAIS NOTÍCIAS JORNALISTICAS COMO INCENTIVO
Á LEITURA EM SALA DE AULA.
Geane Barbosa da Silva.
RESUMO: Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar porque os educadores não usam textos os quais fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim as aulas de Língua Portuguesa seriam mais agradáveis. Observamos que a crise do ensino de língua portuguesa se prende, entre outros fatores, á permanência de texto os quais não condiz com o cotidiano dos alunos. Logo não nos chama atenção até porque temos várias notícias jornalísticas no nosso dia a dia. Percebe-se que os livros didáticos exploram bastantes os gêneros textuais mais cabe aos educadores adequarem a seu cotidiano. Dessa maneira as aulas de Língua Portuguesa vão ser mais agradáveis e os discentes sentir-se-ãomais motivados em aprender sua língua de acordo com a norma padrão.
Palavras- chaves: Gêneros textuais. Notícias jornalísticas. Aulas de Língua Portuguesa.
GÊNERO TEXTUAIS NOTÍCIAS JORNALISTICAS COMO INCENTIVO
Á LEITURA EM SALA DE AULA.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo incentivar os educadores de Língua Portuguesa a fazerem mais uso dos gêneros textuais que circulam no convívio dos alunos. Aqui apresentaremos notícias jornalísticas. A utilização do jornal na sala de aula como uma forma de desenvolver a consciência da cidadania. Mas fazendo-se uma leitura crítica dos jornais. Para que os mesmo venham a se familiariza com a disciplina porque hoje temos a língua portuguesa como um obstáculo para a nossa vida; uma vez que não sabemos quando fizer uso de algumas regras importas pela gramática.
A Linguística Textual é uma das áreas prósperas da Linguística moderna e foi apresentada no Brasil por Marcuschi (1983), e tem como objeto de análise os diferentes gêneros textuais encontrados nos diversos portadores, inclusive em jornais impressos e/ou digital (online). Os gêneros textuais, por sua vez, vêm crescendo em importância entre linguistas e, cada vez mais, conquistando espaço também entre analistas do discurso.
Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócios comunicativos, na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas, que se constituem como ações para agir sobre o mundo.
´´O ensino da língua portuguesa, como disciplina fundamentalna aquisição do conhecimento, é uma das mais responsáveis pelo anacronismo denunciado por Borges Pereira, que persiste agravado, até hoje. ´´(FARIA,2007, P. 10).
Sabemos que os PCNs nos traz uma nova visão para trabalhamos a Língua Portuguesa em sala de aula, sempre valorizando o conhecimento que os discentes trazem de casa, isso porque eles vêm para a sala de aula para aperfeiçoar sua linguagem e não aprender.
A nossa LDB9394/96 também frisa essa proposta na questão de que o educador tem que trabalhar com a diversidade cultura de acordo com a comunidade a qual ele esta inserido. E para isso tem que existe familiaridade entre escola e comunidade.
Por isso minha proposta neste estudo é valorizar a realidade dos alunos, com isso usando notícias jornalísticas do nosso dia a dia, assim acredito que os alunos vão aprender a ler e a interpretar as noticias.
´´O jornal é também uma fonte primária de informação, espelha muitos valores e se torna assim um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e profissional. ´´(FARIAS. p.11contexto2009).
Os gêneros textuais são pouco conhecidos e, por issomerece nossa atenção, visto que temos infinitos tipos de gêneros textuais os quais são mais usados na oralidade. Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.
Para Marcuschi Gênero textual refere os textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentem padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Em contraposição aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas, constituindo em princípio listagens abertas... (p.155).
Segundo Marcuschi´´ tomo a língua um sistema de práticas cognitivas abertas, flexíveis, criativa e indeterminadas quanto á informação ou estrutura. A língua é um sistema de práticas sociais e históricas sensíveis à realidade sobre a qual atua... ´´(p.61).
Se a língua é um sistema de práticas sociais, porque temos que ensinarnas salas de aula textos que não fazem parte do cotidiano dos nossos alunos.
Ela é flexíveis, criativa e aberta, com todos esses conceitos sobre a língua, porque não valorizamos os gêneros textuais que temos em nosso meio social.
Todos os dias têm notícias jornalísticas, as quais são do conhecimento dos nossos alunos, que leem todos os dias. Fizeram-se uso desse gênero em sala de aula nossos discentes vão se torna mais atento as leituras. Assim as aulas de Língua Portuguesa vão fazer parte do dia a dia dos nossos alunos. Visto que a língua é viva e todos os dias se renovam.
Com base no livro Gêneros textuais &Ensino ‘a interação verbal efetiva-se por meio de enunciados considerados relativamente estáveis, chamados de gêneros, embora essa estabilidade deva ser examinada com ressalvas, porque os gêneros estão em constantes transformações... ´´(p.64).
Observamos que os gêneros textuais estão em constantes transformações, todos os dias surgem novos gêneros textuais e a escola tem que esta preparada para saber aproveitar os conhecimentos que os alunos trazem de casa. Visto que os conhecimentos dos discentes são de estrema importância para o ensino da Língua Portuguesa. Uma vez que o educador só vai mostra para o seu alunado que existem regras as quais devem ser seguidas na escrita. Dessa maneira o educador ajudará seu discente a usar a Língua Portuguesa de acordo com o seu contexto social.
Se nós educadores da Língua Portuguesa fizemos uso dos gêneros textuais que existem no nosso cotidiano, como a propaganda que está presente de diversa maneira na nossa vida, vamos ter um ensino mais gratificante tantos para os discentes
...