GÊNERO LITERÁRIO - BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA
Por: Lucelia Marques Pereira • 26/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.487 Palavras (6 Páginas) • 1.153 Visualizações
Sumário
1 Introdução
2 Gênero Literário
2.1 Biografia e Autobiografia
2.1.1 Conceito
2.2 Formação da estrutura textual.
2.2.1 Biografia
2.2.2 Autobiografia
a) Diferenças e semelhanças dos gêneros.
3 Autobiografia de Gabriel Pensador
3.1 Quem escreveu?
3.2 Qual a importância do biografado para a sociedade na época e atualidade?
3.3 Identifique as obras, criações ou fatos históricos que o biógrafo passou.
4 Biografia Monteiro Lobato
4.1 Quem escreveu?
4.2 Qual a importância do biografado para a sociedade na época e atualidade?
4.3 Identifique as obras, criações ou fatos históricos que o biógrafo passou.
5 Conclusão
6 Referências bibliográfica
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre biografia e autobiografia o que é, como usar, qual a sua estrutura, sobre o que fala, para que usamos, por que é importante etc.
Gênero Literário
Biografia e Autobiografia
Conceito
A biografia é uma narração que busca recriar os fatos mais relevantes da vida de um personagem, que, na maioria das vezes alcançou a celebridade por meio de ações.
Quando o autor da biografia é o próprio biografo, o gênero denomina-se autobiografia.
Formação da estrutura textual.
Biografia
As histórias são contatadas por alguém que não viveu aquela experiência, mas vai contar usando relatos de outras pessoas, pesquisas, análises de documentos históricos, fotografias, etc.
A estrutura tem que ter uma apresentação inicial do personagem que vai ser a sua introdução, a descrição dos principais fatos que elaboram a história que se chama desenvolvimento e uma parte final com jeito pessoal que já é a conclusão. Será escrito na 3ª pessoa quando for contar a história, seguindo ordem cronológica. Na hora de escrever o biógrafo não pode fazer de acordo com o que ele acha mas, sim utilizando as informações que recebeu sem mudar a sequência ou aumentar.
Autobiografia
História contada por quem viveu o que está sendo contado, a sequência é de acordo com as memórias do autor, as informações vem tanto de suas recordações como pode contar com a ajuda de amigos e familiares pode ser entrevistas e depoimentos, documentos diversos, fotografias, músicas e poesias que por ventura tenham sido escritas.
Pra escrever o autor tem que dar um título depois conta a história que tem a ver com título que ele escolheu, geralmente em 1º pessoa, não precisa escrever na sequência do que aconteceu mas, sim pela importância que o autor dá para aquele fato.
Diferenças e semelhanças dos gêneros.
Esses gêneros apresentam diferenças que começa por quem escreve, na autobiografia o autor é quem viveu a história, na biografia uma pessoa relata o que aconteceu. Neste ultimo ele sempre vai escrever usando palavras como: ele, eles, estavam ou seja 3º pessoa, no primeiro tipo ele pode escrever, usando termos como, lembro-me, eu senti, ou seja na 1º pessoa.
A sequência que deve ser escrita a história também é diferente, na biografia o autor tem que escrever na sequência exata de como as coisas aconteceram, na autobiografia não é assim, ele pode escrever conforma vai lembrando, e que tenha importância para ele.
Autobiografia de Gabriel Pensador
Quem escreveu?
Foi escrito por Gabriel Contino, personagem principal do livro.
Qual a importância do biografado para a sociedade na época e atualidade?
Ele é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro, que na época em que apareceu ajudou muitos jovens a entenderem como é importante lutar contra a corrupção, suas músicas influenciam as pessoas a serem mais críticas e não olharem só para si.
Identifique as obras, criações ou fatos históricos que o biógrafo passou.
Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico “Diário Noturno”. Quatro anos mais tarde lançou “Um Garoto Chamado Rorbeto”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro “Meu Pequeno Rubro-Negro” e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de “Meu Pequeno Rubro-Negro - Edição Especial do Hexa”. Escreveu em parceria com Laura Malin o livro “Nada Demais” que ainda não foi publicado.
...