Gênero Textual
Ensaios: Gênero Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingriddit • 17/9/2014 • 603 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Na aula 4 é possível perceber a abordagem do conteúdo de coerência como um fator predominante em nossos dia a dia porque é através da coerência que percebemos a ligação do texto com todo. Estão relacionadas quatro tipo de coerência e incoerência sendo elas:
Coerência semântica: que consiste na utilização do vocabulário correto para o momento certo, depende de que as palavras estejam no sentido correto dentro do contexto.
EX de incoerência: O dia está envelhecendo. Envelhecer é utilizado para coisas animadas, e não abstratas. Esse exemplo é incoerente no sentido de semântica.
Coerência sintática: que está relacionada à organização das palavras na frase, ou seja, utilização de pronomes e demais meios sintáticos de maneira que garanta o sentido pretendido.
EX de incoerência: Fui ao Shopping com alguns amigos e estava muito bom, porém voltamos tarde. Nota-se que o "porém" contradiz o que foi dito anteriormente.
Coerência Estilística: Essa coerência é relacionada ao estilo utilizado na escrita/fala: se é formal ou informal.
EX de incoerência: Por favor, o senhor poderia informar-me onde fica o Museu? Eu estou perdidinha da Silva. A incoerência se dá na mistura das linguagens informal e formal. Se eu começo um texto/um dialogo formalmente, eu tenho que continuar falando dessa forma.
Coerência pragmática é uma linguagem formal podendo dizer que esse tipo de linguagem possuímos através da realidade sociocultural. Essa linguagem se faz necessário que a fala e os atos sejam apropriados e que o interlocutor consiga transmitir a mensagem para o ouvinte de forma a manter a expectativa do conteúdo usado.
Ex de incoerência
- Maria, você trouxe os trabalhos de História?
- Nossa, que fome!
A incoerência se dá na resposta inapropriada de Maria ao seu colega. Ele lhe faz uma pergunta e ela responde com uma coisa completamente diferente do que ele perguntou.
Aula 5: tipologia textual nada mais é que a estrutura do texto fazem parte do nosso cotidiano onde podemos admitir diferentes formas de textos que fazem parte do nosso cotidiano.
Temos os tipos de texto que são :
Narração é contada podendo ser um fato verdadeiro ou não. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato,
Argumentação: faz a defesa de idéias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica.
Exposição :Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais,
Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações
...