Ilj;oemf's
Ensaios: Ilj;oemf's. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: railson59 • 2/6/2014 • 277 Palavras (2 Páginas) • 574 Visualizações
?Há uma forma de olhar para as crianças e jovens que vivem nas ruas muito diferente daquela que nos leva a restringir o quadro a um grave problema social. (...) Esses meninos vêem na televisão, no vídeo, um mundo colorido, fantástico, ao qual não têm acesso. Poderiam se conformar e, com isso, teriam seu comportamento aprovado pela sociedade. Só que não se conformam, querem romper com isso. Mas o fazem sem orientação. Vão para a rua, para não serem vítimas de maus tratos em casa, ou para conquistar aquele mundo colorido que está tão longe.(...) A cada dia, perdemos talentos e deixamos que o lado ruim da sociedade ganhe esses talentos. (...) Esses talentos acabam indo para o outro lado por causa da sociedade perversa em que vivemos (...) Quando vai para a rua, o menino vai atrás da ilusão do ter. Se não o tiramos da rua, ele vai ser arregimentado por outra facção da sociedade, que percebe seu potencial, e vai ficar a serviço do mal. As pessoas que dominam essas atividades irregulares, o tráfico, detectam com mais facilidade do que nós as crianças que têm uma certa liderança, que têm essa inquietude. A liderança do menino existe, já está lá, e pode se tornar positiva ou negativa.? (KAMACHE, Maria Lúcia. Criança que vive na rua é inteligente e desafiadora. In: Educação & Trabalho ? Jornal do Brasil, 4/3/2001)
Considerando a situação acima, discutida por Maria Lúcia Kamache em entrevista concedida ao Jornal do Brasil, comente o trecho que está em negrito, relacionando a forma como a sociedade vem se organizando historicamente com o aumento da violência e o incremento dos crimes havidos em nossas cidades.
...