Intituição Cepal
Ensaios: Intituição Cepal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleissiler • 23/9/2013 • 718 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico.
Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústria, entre outras.
É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.
Apesar do crescimento verificado nos últimos anos da inovação tecnológica o Brasil ainda precisa avançar mais, pois o processo de transferência do conhecimento é frágil. O País é responsável por 2,4% da produção científica mundial.
Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. E como grande parte da polução ainda precisa utilizar este o sistema de saúde brasileira é necessário melhorar para que as pessoas fiquem saudáveis e contribuam para o desenvolvimento.
Estes problemas Brasileiros são fáceis de serem reconhecidos e são de grande importância para o desenvolvimento da nação, mas problemas como qualificação profissional para que as empresas desenvolvam melhor, aproximação entre os países da região latino-americana e importação de produtos dessa regiao sao pontos que a Cepal mostram para o Brasil ficar alerta e procurar melhorias.
Desta forma ajudará no objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável da America Latina.
Propostas da CEPAL para o Brasil
A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) criada em 1948, foi fundada para contribuir e coordenar ações visando o desenvolvimento dos países da Ámerica Latina. Sempre apontou para os desafios contra a desigualdade, para a luta contra a pobreza, para o fomento à democracia, justiça e paz e para as opções de inserção na economia mundial.
Também tem contribuído com estudos e análises macroeconômicas e de setores sociais, subsidiando os governos dos países latino – americanos, ela também formula políticas publicas que orientam esses países na direção da superação dos problemas sociais básicos que caracterizam os países periféricos. Tais formulações sofreram inflexões de acordo com as mudanças da conjuntura econômica e política vivida pela América Latina.
No Brasil a CEPAL teve inicio com um acordo de colaboração com o BNDES, em 1952, e foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha avaliar ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento, e também realizar cursos de capacitação técnica.
Depois que rompeu com o BNDS a CEPAL montou seu escritório em Brasília e mantém acordos com diversos organismos da administração federal para cooperação técnica, analisando as transformações na economia brasileira, prestando assistência técnica, realizando pesquisas, treinamento de recursos humanos, organização de seminários, intercâmbio
...