Já HAMZE
Resenha: Já HAMZE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinaassis • 11/10/2013 • Resenha • 490 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
em muitos aspectos. Gadotti, pesquisador do processo de valorização do contexto escolar, afirma que:
Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações “úteis” para a competitividade, para obter resultados. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral. O que significa servir de bússola? Significa orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer.(GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000)
O professor precisa estar atento às mudanças sempre, GADOTTI (2000) ainda afirme que o educador é mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
Já HAMZE (2004), em seu artigo “O Professor e o Mundo Contemporâneo” considera que:
“Os novos tempos exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que os alunos possam fundamentalmente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro”. (HAMZE, A .O professor e o mundo contemporâneo, 2004)
Assim, a necessidade de sempre existirem uma busca a uma nova reflexão no processo educativo onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações podendo se beneficiar buscando didáticas cada vez mais avançadas.
Ultimo ano escolar tristeza total. Quantas amizades ficaram para trás. Cada um segue em frente, e só nos restam aceitar mudanças. Cada um segue um caminho diferente. Uns vão para a faculdade, outros não, ou ainda alguns aguardam a oportunidade da vida chegar a qualquer momento, mesmo que essa não chegue nunca. Guardamos tudo o que aprendemos nesses longos 13 anos de estudos. Foi tudo marcante. O melhor mesmo é saber que estamos preparados para o mundo lá fora. Deixamos o escudo de lado e encaramos o mundo de uma forma madura. Poucos preparados para o mercado de trabalho, rodamos, rodamos, até nos encontrar no emprego ideal. Já trabalhei de tudo um pouco. Comecei cursar pedagogia um pouco tarde. Além de ter virado mãe, demorei a perceber o que realmente queria. Se eu soubesse desde o início que isso que eu queria, talvez poderia ter começado antes. Mas tudo tem seu momento certo. Aos poucos estou me encaixando nessa profissão que sonhei desde menina.
...