Leitura E Produção De Texto
Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani.zafani • 26/7/2013 • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 412 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Camila Magnani RA 428541
Daniela Zafani RA 429539
Edlaine Marques da Silva RA 432231
Letícia Ferreira RA 432246
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação do professor-tutor a distância Marcelo Villa.
ARAÇOIABA DA SERRA/SP
2013
INTRODUÇÃO
1. LEITURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA, BIBLIOTECA DE CLASSE – REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS.
O artigo estudado apresenta para nós futuros professores, a necessidade de buscar novos caminhos para o ensino da leitura em sala de aula. Em meio a tantas formas de se trabalhar a leitura em sala de aula, ainda existe muitos questionamentos e dúvidas de como realizar um bom trabalho com os alunos.
Batista e Galvão (1998) em seu artigo “A leitura na escola primária brasileira”, publicado pela revista Presença Pedagógica, nos mostra que ao longo da história surgiram muitos modelos para desenvolver a leitura dentro da escola. A partir do século xx, os modelos primários utilizavam a leitura com finalidade de instruir os alunos em diversas áreas do conhecimento, apoiado em livros enciclopédicos. Em um segundo modelo, os livros usados baseavam-se em ensinamento morais e cívicos, incorporando a prática da leitura em voz alta, o que intimidou muitos alunos. Entre os anos 20 e 30 já se fala na necessidade de introduzir a leitura como algo prazeroso, onde o livro fosse uma fonte de consulta, pesquisa e recreação.
A partir dos anos 80 surge então a biblioteca de classe que introduz a literatura na aula de português, trazendo uma educação moderna, renovada, um novo modelo de leitura em sala de aula, caracterizado por uma leitura mais dinâmica, utilizando todo e qualquer material didático: recortes de jornais, artigos de revistas, gibis, receitas, bulas de remédios textos poéticos vídeos e CDS de apoio ao ensino.
Concluímos que a prática da leitura na sala de aula tomou caminhos diferentes ao longo dos anos. A biblioteca de classe é um novo modelo da prática de leitura em sala de aula e proporciona algo prazeroso e dinâmico, fazendo com que os alunos interajam com mais frequência, fazendo-os refletir sobre a importância da leitura no cotidiano escolar, agregando valores para o seu crescimento pessoal e profissional.
2. DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E OS MECANISMOS DE COESÃO
2.1 Lista de diferentes gêneros textuais
a) Científicos
Artigo científico
Verbete de enciclopédia
Notas de aula
Notas de rodapé
Tese
Dissertação
Tabelas
Mapas
Gráficos
Resumo
Resenha
Biografia
Cronograma de trabalho
Autobiografia
Manuais de ensino
Curriculum vitae
b) Jornalístico
Editoriais
Notícias
Reportagens
Artigo de opinião
Entrevista
Anúncios
Cartas ao leitor
Resumo de novela
Reclamações
Capa de revista
Expediente
Errata
Charge
Programação semanal
Agenda de viagem
Roteiro de viagem
c) Religioso
Orações
Rezas
Catecismo
Homilias
Cânticos religiosos
d) Saúde
Receita médica
Bula de remédio
Parecer médico
e) Comercial
Rótulo
Nota de venda
Fatura
Nota de compra
Anúncio
Comprovante de pagamento
Nota promissória
Nota fiscal
Boleto
Logomarca
Comprovante de renda
f) Industrial
Instruções de montagem
Descrição de obras
Código de barras
Avisos
g) Instrucional
Receitas caseiras
Receitas culinárias
Manuais de intrução
Regras de jogo
Regulamentos
...