Leitura E Produção De Texto
Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silcampos147 • 21/8/2013 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 448 Visualizações
Leitura e Produção de Texto
“O leitor é a própria razão de ser de toda a Biblioteca, sem sua presença, a função desta ficaria reduzida a um mero depósito de livros.” Gaston Litton.
Abordaremos a importância da compreensão na leitura e produção de textos na educação da sociedade.
Em tudo fazemos um tipo de leitura, quando conversamos lemos os olhos do nosso interlocutor, assim sentimos o impacto que causamos, e a veracidade naquilo que ouvimos. Uma propaganda, por exemplo, quando apresenta apenas uma imagem, nos diz muito, basta que a interpretemos com a nossa visão de mundo. (acadêmicos deste grupo)
A importância da leitura...
A Leitura é o veículo de interação entre o emissor que codifica um texto, e o receptor, que o decodifica, de acordo com seus conhecimentos linguísticos, textuais, esquemas cognitivos, bagagem cultural e experiências absorvidas em seu mundo, compreendendo e apreendendo para si, segundo seu interesse, o sentido da informação expressa e desenvolvendo sua capacidade de análise critica, atribuindo, portanto, a intencionalidade do autor.
QUEM LÊ...
...Sabe Mais
...Pensa Melhor
...Compara Ideias
...Prepara-se Melhor.
...Tem o que Falar.
...Tem o que Responder.
...Fundamenta suas Opiniões.
...Aumenta sua Compreensão.
...Melhora o Vocabulário.
...Tem mais Chances.
...Absorve Experiência
...Sabe o que está Acontecendo.
(www.tudosobreleitura.com.br)
As Estratégias de leitura são colocadas em funcionamento para assegurarem o objetivo da compreensão leitora. Elas são as responsáveis pela construção de uma interpretação de forma autônoma.
Para que sejam eficazes, é preciso conhecer as dificuldades, que podem ser a compreensão de palavras, frases, as relações que se estabelecem entre elas e o texto em seus aspectos mais globais. O uso do dicionário pode contribuir para sanar tais dúvidas.
Na Produção de Sentido, é preciso levar em conta os conhecimentos da língua, do mundo, da situação comunicativa e a interação que o autor tem, quando constrói um texto, e coloca em ação várias estratégias, levando em conta o contexto e a coerência que pretende apresentar.
A tarefa de ensinar e incentivar
“A educação não muda o mundo. A Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo”. Paulo Freire – Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=zhXNFt1Qdps
Em maio de 2013 a Revolução de Angicos completou 50 anos. Assista documentário sobre Paulo Freire: http://www.youtube.com/watch?v=EzjY0x37E88
A grande dificuldade dos professores reside em “o que” e “como” fazer na formação, desde a alfabetização, já que é a partir daí, que se estimulará e se abrirá um mundo novo para os alunos, tendo como princípio fundamental a leitura. Além de recursos materiais e pessoais, argumentos que possam motivar o interesse, o prazer na leitura, respeitando a subjetividade de cada um, é preciso criar possibilidades de crescimento e desenvolvimento para seus futuros leitores.
O Movimento da Escola Nova, nos anos 20 e 30, trouxeram várias reformas e apoiou métodos mais ativos, no qual se propunha fazer do livro um instrumento de consulta, pesquisa e recreação. Introduziu gêneros não escolares para valorizar os usos, funções e significados sociais da leitura e escrita.
A implantação da Biblioteca em Classe como complemento e como via de superação dos obstáculos favoreceu a proposta da leitura-prazer, cuja finalidade é propor a diversidade de gostos, interesses, opiniões, etc., produzindo assim uma nova sociabilidade.
A importância da tecnologia como forma de incentivo à leitura
A tecnologia colocada ao nosso dispor, segundo um artigo pesquisado (como incentivar a leitura em sala de aula, disponível no site esoterikha.com) não serve apenas de distração para os pequenos, mas de incentivo, pois estes passam a ter contato com os livros desde os primeiros dias de vida. Referindo-se aos livros didáticos feitos de plástico, que tem como objetivo distrair a criança durante o banho. São pequenos livros com imagens de animais e algumas letras, que a princípio os pais podem questionar seus resultados. O fato é que desde os primeiros dias de vida, o recém-nascido começa a entender o mundo ao seu redor através dos estímulos que recebe, seja o leite no peito da mãe, os barulhos externos do ambiente, a música, as imagens, enfim, tudo já está sendo registrado em seu pequeno cérebro e quanto mais for estimulado, mais conexões e sinapses serão formadas ao longo de seu desenvolvimento intelectual.
Entrevista
Entrevista
...