Leitura E Produção De Textos
Dissertações: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mila2565 • 4/6/2013 • 640 Palavras (3 Páginas) • 516 Visualizações
A Dificuldade de Aprendizagem causada pela Dislexia
A dislexia é um distúrbio ligado a dificuldades com linguagens expressivas, oral e escrita, gerando problemas com leitura e soletração e que atinge milhares de pessoas no Brasil, mas nem sempre sendo algo perceptível pelo indivíduo, pelos familiares e professores. É com a ajuda de profissionais especializados como o psicopedagogo e o professor que está constantemente ligado ao aluno que é possível diagnosticar a dislexia e construir um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e de qualidade respeitando suas limitações e tempo de aprender sem que sejam discriminados ou sofram algum preconceito.
A dislexia é um problema muito comum em todo o mundo e necessita de maiores esclarecimentos sobre como surge, quais são suas consequências e efeitos sobre a vida do aluno e como o professor e o psicopedagogo podem ajudar na sua solução. É uma deficiência que atinge milhares de pessoas, mas que pode passar despercebida pelos sintomas apresentados e ser considerado como uma simples falta de atenção, acarretando assim maiores dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
A dislexia estaria dessa forma ligada ao baixo rendimento do aluno na escrita e leitura, mas não afetaria somente essas atividades, mas também seu entrosamento, sua socialização em sala de aula e também na família. O problema e as dificuldades do aluno ocorrem a partir do momento em que ele tem uma perturbação no processo de simbolização, onde apresenta dificuldades na decodificação das letras e palavras, o que dificulta o processo da leitura e da escrita, uma vez que impede as relações entre linguagem auditiva e a linguagem visual (receptiva e expressiva).
O professor é figura fundamental nesse processo de diagnostico e conhecimento dos efeitos da dislexia na aprendizagem do aluno, necessitando assim buscar conhecimentos teóricos sobre essa deficiência e também aspectos práticos de como construir um processo de ensino-aprendizagem de maior qualidade.
É preciso ponderar que a dislexia é um problema vitalício, onde alguns de seus sintomas são evidentes e outros nem tanto, daí a necessidade de constante observação sobre os mesmos. Nos primeiros anos é a dificuldade na leitura que é mais evidente, mas com o passar do tempo é comum que disléxicos tornem-se leitores fluentes, mesmo quando tem problemas com a ortografia.
A dislexia também pode ser tratada como um problema hereditário, onde um menino tem 50% de chances de tornar-se disléxico se seu pai também o for, no caso da menina, a probabilidade é um pouco menor.
A leitura e escrita são muito importantes na vida do indivíduo e por isso já desde casa são atividades que precisam ser estimuladas para o desenvolvimento do letramento, onde o uso da música, ler histórias, manter a criança em contato com o escrito, mantendo-a desde cedo em contato com o mundo letrado. Assim, mesmo com inúmeras dificuldades o disléxico pode aprender, mas para isso é preciso que se entenda o funcionamento do cérebro dessa pessoa e a partir daí desenvolva-se um processo pedagógico capaz de permitir seu pleno desenvolvimento, mesmo com suas dificuldades.
As dificuldades de aprendizagem são muito comuns e quando referem-se a dislexia surgem devido a forma como o cérebro funciona, que proporciona as dificuldades com a linguagem
...