Lingua Portuguesa
Ensaios: Lingua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shirley_2240 • 28/9/2013 • 585 Palavras (3 Páginas) • 383 Visualizações
Perguntas de Língua Portuguesa
1) R: Embora seja difícil e demande tempo, a escola necessita de transformações profundas, onde o maior desafio é incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é que todos cheguem a comunidade de leitores e escritores, assumindo uma herança cultural através do hábito de ler e escrever.
2) R:É necessário reconceituar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental as práticas sociais de leitura e escrita. Por em cena essas práticas fazendo com que a escola funcione como uma microcomunidade de leitores e escritores.
3) R:Fazer com que os alunos produzem seus próprios textos, expondo suas ideias, onde a leitura e a escrita sejam práticas vitais e poderosas que permitam repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que é legítimo exercer e responsabilidades que é necessário assumir.
4) R:É difícil porque o ato de ensinar a ler e escrever na escola tem finalidade puramente didática: a de possibilitar a transmissão de saberes e comportamentos culturais e de preservar a ordem preestabelecida. Também porque há dificuldades de conhecer e compreender em que medida deriva as necessidades da instituição escolar, esses são passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las, por isso antes de formular soluções, é preciso enunciar e analisar as dificuldades.
5) R:Saber ler e escrever são práticas. Pois as crianças só aprendem a ler, lendo e escrever, escrevendo. Para isso o professor tem de incentivar e estimular os seus alunos a adquirir o hábito pela leitura e escrita, apresentando modelos para que os mesmos possam produzir textos, ter o cantinho da leitura, trabalhar com vários gêneros literários e estar sempre à frente estimulando os alunos ao fabuloso mundo da leitura e da escrita.
6) R: Porque a responsabilidade social assumida pela escola gera uma grande necessidade de controle, onde a escola necessita conhecer os resultados de seu funcionamento e se faz necessário avaliar as aprendizagens de seus alunos também. Essas necessidades por muitas vezes acabam tendo consequências indesejáveis, como por exemplo, ter que ler ou produzir um texto apenas para o professor dar nota. Nessa perspectiva apresenta-se um conflito entre o ensino e o controle, pois se põe o ensino em primeiro plano, é preciso abrir mão de controlar tudo, e se põe o controle das aprendizagens em primeiro plano, é preciso renunciar a ensinar aspectos importantes das práticas de leitura e escrita.
7) É possível repensar a avaliação, sabendo que esta é necessária, mas que não pode prevalecer sobre a aprendizagem. Ao diminuir a pressão de controle torna-se possível avaliar aprendizagens que antes não ocorriam, é preciso delegar ás crianças a responsabilidade de revisar seus escritos, permitindo assim que se defrontem com problemas de escrita que não poderiam descobrir caso o professor fosse o corretor. Assim serão geradas novas aprendizagens e novas possibilidades de avaliação serão encontradas.
8) Para que haja uma transformação no ensino da leitura e da escrita, a escola precisa favorecer a aprendizagem significativa, abandonando as atividades mecânicas e sem sentido, que levam o aluno a compreender a escrita como uma atividade pura e prazerosa. A escola precisa propiciar a formação
...