Lingua Portuguesa
Dissertações: Lingua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: festefani • 5/10/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
Variação Linguística
As pessoas gostam de falar sobre os diversos falares, no entanto apesar de divertido, muitas vezes esse tema vem acompanhado de discriminação.
É importante que o professor de língua tenha conhecimento da relação língua-sociedade para a boa atuação na sala de aula.
Língua e Fala – A principal Dicotomia Saussuriana
Ferdinand de Saussure é considerado pai da lingüística, principalmente através da apresentação de uma terminologia que vem explicar os fatos lingüísticos de forma precisa e objetiva. Sendo seu principal par de termos- a famosa dicotomia –língua/fala.
Saussure disse, “a linguagem tem um lado individual (língua) e um lado social (fala), sendo impossível conceber um sem o outro”.
Temos a língua portuguesa como uma entidade social, que todos nós adquirimos como falantes nativos, e que a nós pertence, como nos pertence à identidade de sermos brasileiros. Contudo com tanta diversidade cultural, com enormes diferenças sociais, os falares se tornam plurais. A fala de cada um de nós é diversificada , individualizada, heterogênea.
Fatos Linguísticos
Uma tendência forte entre os brasileiros é afirmar que falamos todos a mesma língua e que não existem dialetos no Brasil, não sendo reconhecida a diversidade lingüística no Brasil, as pessoas que falam uma variedade desprestigiada são frequentemente vítimas de discriminação. A escola tenta impor sua norma lingüística como se ela dose de fato a língua comum a todos.
Saussure já no inicio do séc XX admitiu a necessidade de uma área de estudos que se preocupasse com a individualidade e ao mesmo tempo com a multiplicidade da fala, e em meados de 1960 nasceu verdadeiramente a sociolingüística, com a pesquisa do americano Willian Labov.
A sociolingüística vem contribuir para compreensão da língua, por meio da sua relação com a sociedade. De acordo com as pesquisas, os seguintes fatos lingüísticos são demonstrados: As línguas servem para a comunicação; as línguas estão estreitamente ligadas aos seus usuários; as línguas variam; as línguas mudam.
As variedades do português brasileiro
A variação lingüística pode ocorrer em todos os níveis da língua: lexical, fonético, morfológico e até pragmático, sendo vinculados a fatores geográficos, sociais e socioculturais e de contexto.
O preconceito Linguistico
Acontece através do julgamento, da valorização, da desvalorização de uma pessoa pela forma como fala.
...