Lingue Portugues
Exames: Lingue Portugues. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tabathaerita123 • 5/10/2014 • 2.521 Palavras (11 Páginas) • 484 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é abordar os seguintes temas: Coesão, Coerência, Semântica e intertextualidade e explicar de forma clara seus usos e classificações.
No desenvolvimento desse trabalho vamos ver exemplos dos mecanismos de coesão, a importância da coerência em um texto, bem como o sentido das palavras de uma língua e a importância de um texto sobre o outro.
Coesão
Um texto não é uma unidade constituída por uma soma de sentenças ou por um amontoado caótico de palavras e frases. Os enunciados, os segmentos do texto estão estritamente interligados entre si; há conexão entre as palavras, entre as frases, entre os parágrafos e as diferentes partes. Há encadeamento semântico.
Diz-se, pois, que coesão é o fenômeno de conexão entre as partes do texto, encadeando-as sintática e semanticamente. Sem coesão o texto parece formado por frases desconectadas, que não se relacionam umas com as outras.
2. Mecanismos de coesão
A língua possui amplos recursos para realizar a coesão. Eis os principais.
2.1 Coesão por referência
A referência, na verdade, são itens que não podem ser interpretados semanticamente por si próprios, mas remetem a um outro objeto responsável pela sua interpretação. Ao primeiro objeto se chama Pressuponentes e ao segundo Pressupostos.
Esse tipo de coesão ocorre quando os elementos coesivos ou conectivos retomam ou anunciam palavras, frases e sequências que exprimem fatos ou conceitos.
Exemplo:
João Paulo II esteve em Porto Alegre.
Aqui, ele disse que a Igreja continua a favor do celibato.
Onde "aqui" retoma "Porto Alegre", e "ele" retoma "João Paulo II".
Os elementos de referência não podem ser interpretados por si mesmos; remetem a outros itens do texto, necessários a sua interpretação.
São elementos de referência os pronomes pessoais (ele,ela, o, a, lhe, etc.), possessivos (meu, teu, seu, etc.), demonstrativos (este, esse aquele, etc.) e os advérbios de lugar (aqui, ali, etc.).
2.2 Coesão por elipse
É a omissão de uma expressão recuperável pelo contexto.
Exemplo:
João Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, disse que a Igreja continua a favor do celibato.
Onde = a João Paulo II, ou seja, o leitor, ao ler, ao ler o segmento B, se depara com o verbo disse e, para interpretar seu sujeito, tem que voltar ao segmento A e descobrir que quem disse foi João Paulo II.
2.3 Coesão lexical
Obtida por meio de dois mecanismos: reiteração e colocação . A reiteração se faz por repetição do mesmo item lexical ou através de sinônimos, hiperônimos, repetição do mesmo item.
2.3.1 Reiteração: se faz com a repetição do mesmo item lexical ou através de sinônimos, hiperônimoe, nomes genéricos. Ex: O professor viajou para o exterior. O professor levou consigo a sua família. (Mesmo item lexical) Ex: Uma menininha me pediu dinheiro. A garota parecia desesperada. (Sinônimo)
2.3.1.1 Coesão lexical por sinônimo
Exemplo:
A coesão lexical permite àquele que escreve manifestar sua atitude em relação aos termos, Compare as versões:
João Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, Sua Santidade disse que a Igreja continua a favor...
Na capital gaúcha, o papa disse que a Igreja continua a favor ....
Onde "Porto Alegre" = "capital gaúcha" e 'João Paulo II" = "papa"
2.3.1.2 Coesão lexical por hiperônimoe
Muitas vezes, neste tipo de coesão, utilizamos sinônimos superordenados ou hiperônimos, isto é, palavras que correspondem ao gênero do termo a ser retomado.
Exemplo:
Gênero
Mesa-móvel
Faca - talher
Termômetro - instrumento
Computador - equipamento
Enceradeira - eletrodoméstico
Exemplo:
Acabamos de receber 30 termômetros clínicos.
Os instrumentos deverão ser encaminhados ao Departamento de Pediatria.
2.3.1.3 Coesão lexical por repetição do mesmo item
Exemplo:
O papa viajou pelo Brasil.
O papa reuniu nas capitais grande multidão de admiradores.
2.3.2 Colocação:
consiste no uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo. Ex: Houve um grande acidente na estrada. Dezenas de ambulâncias transportaram os feridos para os hospitais da cidade mais próxima.
2.4 Coesão por substituição (Nominal,verbal, frasal):
Consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto ou da oração inteira,ouseja, substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
Exemplo:
O papa ajoelhou-se.As pessoas também.
O papa ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo.
Pedro comprou um carro novo e José também.
2.5 Coesão por conjunção(
...