Língua Portuguesa
Artigos Científicos: Língua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sucesso10 • 19/9/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS
LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – ¬¬1º MÓDULO
Professora: MARIA JOSÉ GUIMARÃES
Valor 50 pontos
Trabalho só poderá ser realizado individualmente.
Turma 05
NOME DO ALUNO:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ CLÁUDIA ANTONIA SANTIAGO GONÇALVES
01- Faça as alterações necessárias para que o trecho predominantemente narrativo passe a apresentar as características próprias dos trechos descritivos. Você pode alterar a estrutura do trecho, tirar verbos e/ou pequenos trechos, encurtar frases, mas tem que manter o conteúdo essencial, sem inventar um novo texto.
“Noite de tempestade
Ela abriu o casarão. Viu os raios cortarem a escuridão da noite. A luz do quarto apagou-se e pôde ouvir toda a força do vento ensandecido. Após alguns minutos, identificou a figura de alguém, na estrada. Ele veio muito devagar, resistindo ao ímpeto do vento e da chuva. Esperou que ele chegasse mais perto: era como um negro fantasma, envolto pelo brilho da água que refletia a fúria dos relâmpagos.”
RESPOSTA:
“Em um casarão aberto, raios cortavam a escuridão da noite. O vento ensandecido entrava pelo quarto escuro. Logo depois, alguém na estrada. Devagar e resistindo ao ímpeto do vento e da alma, ele se aproximou. Parecia um fantasma envolto pelo brilho da água que refletia a fúria dos relâmpagos.”
02- Faça as alterações necessárias para que o trecho descritivo a seguir passe a apresentar as características próprias do tipo narrativo. Você pode alterar a estrutura do trecho tirar palavras e/ou pequenos trechos, encurtar frases, mas tem que manter o conteúdo essencial, sem inventar um novo texto.
“Dia de inverno
Um pouco de sol cruzando todo o horizonte. O céu exibia um azul cristalino. Na varanda, o frio do vento solitário. A pele reclamava. Gostava do inverno. Do convite ao chá quente, do cobertor no sofá da sala e da lareira espalhando seu calor por toda a sala.
RESPOSTA:
Um pouco de sol estava cruzando o horizonte, o céu exibia um azul cristalino. Na varanda, a pele reclamava do frio do vento solitário. Gostava do inverno, logo, do convite ao chá quente, do cobertor no sofá da sala e também da lareira que espalhava seu calor por todo ambiente.
03- No texto de propaganda a seguir, transforme a perspectiva objetiva do produto em perspectiva subjetiva.
“Imóvel:Casa de madeira Tipo:Venda Banheiros:3 Dormitórios:3 Idade do imóvel:Novo Área útil (m²):105 Área total (m²):105 Tipo de propriedade:Térrea Andares:1 Características da planta: Cozinha Área de serviço Sala de estar varandas jardins”
RESPOSTA:
OPORTUNIDADE!
Linda casa de madeira, com 3 dormitórios, 3 banheiros, área útil de 105m². Imóvel novo; ampla cozinha e área de serviço, sala de estar para dois ambientes, com linda varanda rodeada por um imenso jardim. Espaço tranquilo e aconchegante.
04- Assinale a opção em que há erro de regência.
a) prefiro a cadelinha a todos os presentes;
b) gosta mais da cadelinha do que todos os presentes;
c) Eduarda não vai esquecer mais do episódio;
d) chamou a garota de dona;
e) vou à rua procurar a cadelinha.
05- Preencha corretamente as lacunas e assinale a alternativa correspondente:
Chegou-se a ela e segredou-lhe algo às pressas, atento a qualquer mani-festação face àquela ousadia.
a) à, às, a, aquela;
b) a, as, à, aquela;
c) a, às, a, àquela;
d) à, às,
...