TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maieejij

Dissertações: Maieejij. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 - Identificação da Escola

Nome: Colégio Estadual Carlos Soutos

Endereço: Avenida Professor Francisco José Santana

Cidade: Rio de Contas, Bahia

Bairro: Sossego

Telefone: (77) 34752421

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria de educação do Estado da Bahia

1.2 - Análise Crítica do Ambiente Físico

A construção do espaço físico da escola aconteceu no começo da década de noventa, atendendo de forma satisfatória as necessidade de um pequeno município do interior. A escola recebe estudantes da sede do município e da área rural, aos quais é oferecido o transporte escolar no horário matutino. Os turnos matutinos e vespertinos são destinados para o Ensino Fundamental (últimos anos) e para o Ensino Médio, em quanto o turno noturno recebe os estudantes do Ensino Supletivo (EJA).

As salas de aulas (6) são amplas, bem ventiladas, com bastantes janelas, com cadeiras apropriadas e quadro branco. O pátio e os corredores são também amplos, bem iluminados e ventilados, as paredes são utilizadas como espaço expositivo para desenhos e outros trabalhos elaborados pelos estudantes. A escola dispõe de vários banheiros, fora e dentro do prédio (esses últimos adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática e de ciências, quadra de esporte descoberta, um amplo quintal (no qual são praticada alguma técnica de cultivo e de aproveitamento dos resíduos orgânicos da cozinha escolar), cozinha, sala de leitura, sala de vídeo com retro/projetor e equipamento de som. Essa infra-estrutura é bem aproveitada pela escola, o corpo docente e compósito tanto por professores já experientes como por jovens, todos muito comprometidos com o próprio trabalho e com vontade de dinamizar e atualizar á didática; por isso os professores tentam de incentivar a participação e o envolvimento dos alunos usando com frequência os laboratórios de ciência e de informática, assim como a sala de vídeo e o quintal. Os professores em geral acreditam na importância do utilizo desses recursos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem dos alunos.

Características da gestão escolar:

—  Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

—  Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes tem tomado? Os alunos participam? E os pais?

—  Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar, entre outros, propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

—  Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

• Organização administrativa e pedagógica:

—  Como é a estrutura organizacional da escola? (Essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma.)

—  Quais os cursos oferecidos, o número de classes, os horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?

—  Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas- atividade, reuniões)? Quem coordena essa parte do trabalho?

—  Como são elaborados os planos de ensino?

—  Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?

—  Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são transmitidas?

—  Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

• Outras atividades desenvolvidas pela escola:

— A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente? — A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?

— A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?

— Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

• Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola:

— Essa parte envolve aplicação de questionários, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas expectativas, as necessidades reais dos alunos que fundamentarão as propostas de integração entre escola e comunidade, no momento final do trabalho.

Rio de Contas é uma pequena cidade situada na parte meridional da Chapada Diamantina, distante 738 km de Salvador, capital do Estado da Bahia. Um lugar que reúne um patrimônio histórico–natural invejável e uma relação com as questões urbanas e com o patrimônio arquitetônico bastante particular: a cidade foi tombada em 1980, mas a população não se conecta com as ações públicas de preservação, por exemplo. O nascimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com