Metodo Sintetico
Dissertações: Metodo Sintetico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DannyLHP • 26/3/2015 • 314 Palavras (2 Páginas) • 552 Visualizações
Método Sintético
O método sintético corresponde entre o som e a grafia entre o oral e a escrita, onde se aprende letra por letra, sílaba por sílaba e palavra por palavra.
Este método é dividido em três partes; o alfabético, o fônico e o silábico.
O alfabético a criança aprende as letras depois as sílabas juntando as consoantes e vogais depois assim formam textos.
O fônico a criança aprende o som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
O silábico a criança aprende primeiro as sílabas para depois formar as palavras
Ele é um método mecânico onde a criança decifra primeiro o texto depois faz a compreensão, neste método ainda se usa a cartilha para apoio evitando confusões auditivas e visuais.
Os críticos não apoiam este método como é de repetição acaba sendo cansativo para a criança e fora da sua realidade, onde ela não cria nada e não tem autonomia.
Método Analítico definição
Este método também é conhecido como “método-olhar-e-dizer” defende a leitura, onde ele prefere trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores, ou seja a criança forma uma frase ou um texto e depois tira as palavras do mesmo.
O método é dividido em ; palavração, setenciação ou global.
Na palavração ele parte de palavra , a criança tem primeiro o contato com os vocábulos os sons da língua, depois de um certo número de aquisição de palavras, por fim inicia-se a aquisição de frases.
Na setenciação é ao contrário começasse por frases e depois se divide as palavras de onde é extraído os elementos simples da sílaba.
Na global (conto ou estória), é conhecido com vários elementos de leitura ela consiste em começo meio e fim , ela é formada com um enredo que interesse a criança. Mas os críticos acham que a criança nesse método não aprende ler só decora.
...