Modelo Relatorio
Por: Guilherme Aliaga • 28/9/2016 • Resenha • 1.409 Palavras (6 Páginas) • 586 Visualizações
[pic 2]LARISSA ALMEIDA ROSOLEM
LUANA OLIVEIRA DA SILVA
POLYANA FERREIRA SALLES
MODELO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Itapeva
Agosto de 2013
[pic 3]LARISSA ALMEIDA ROSOLEM
LUANA OLIVEIRA DA SILVA
POLYANA FERREIRA SALLES
MODELO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Relatório apresentado como pré- requisito de avaliação da disciplina Física Experimental I, do Campus Experimental de Itapeva - UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como requisito para a conclusão da disciplina do curso de Engenharia Industrial Madeireira.
Prof. Dr. Cláudio De Conti
Itapeva
Agosto de 2013
OLIVEIRA, Guilherme Aliaga Jorge; ROSOLEM, Larissa Almeida; SILVA, Luana Oliveira; SALLES, Polyana Ferreira. Algarismos significativos e arredondamento. 2013. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Experimental de Itapeva, 2013.
RESUMO
A aula teve como objetivo apresentar aos discentes os conceitos de algarismos significativos e arredondamento para que estes sejam utilizados no decorrer do curso, não só na disciplina de Física Experimental I, mas como em outras situações que seja necessário usar tal conceito. Foram apresentadas em sala de aula a concepção do que é uma medida, que seria a comparação de uma grandeza com uma unidade. Ao medirmos algo estamos sujeitos a incertezas no valor obtido. Dizemos que a nossa medida possui apenas algarismos significativos quando ela apresenta um algarismo correto e um duvidoso, ou seja, o último algarismo de alguma medida sempre será o algarismo duvidoso. E nas medidas muitas vezes podem aparecer valores relativamente grandes ou pequenos com muitos algarismos significativos, para isso foram mostradas as técnicas de arredondamento para facilitar os cálculos.
Palavras-chave: Algarismos significativos. Medidas. Arredondamento.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 METODOLOGIA
2.1 MATERIAIS E MÉTODOS
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES..............................................................................
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. Modelo de Capa
Figura 2. Modelo de Folha de Rosto
Figura 3: Modelo da página de Resumo
Figura 4: Espaço percorrido pela bola em função do tempo.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Valores em cm da média, desvio padrão e erro padrão para os conjuntos de medidas de alcances do projétil.
1. INTRODUÇÃO
Algarismos significativos
Os algarismos que têm importância na exatidão de um número são chamados de algarismos significativos, por exemplo, há três algarismos significativos no número 8,32. Se expressarmos o número como 8,3200, teremos cinco algarismos significativos, pois os zeros à direita dão maior exatidão para o número.
Exemplo: 73,00 e 0,8459
Números que estejam em notação científica serão todos algarismos significativos, exceto a própria potência.
Exemplo: 521,3 = 5,213 x 102
Ambos têm os algarismos 5213 seguidos, a potência de dez apenas moverá a vírgula, que não afeta a quantidade de algarismos significativos.
Zeros à esquerda não são algarismos significativos.
Exemplo: 000000000006 (apenas um algarismo significativo)
Algarismos duvidosos
Quando realizamos a medição de um objeto, nunca teremos a medida exata do objeto. Isso por que o último algarismo dessa medição, será duvidoso.
Uma régua comum tem divisões de centímetros e milímetros. Ao medir uma caneta, por exemplo, nota-se que o comprimento dela tem 12,3 cm, pois aparentemente ela fica em cima dessa medida. Porém não podemos ter certeza quanto ao algarismo 5 desse número. Poderia ser 12,29 ou 12,31. Então este último algarismo é chamado de duvidoso.
Em qualquer número, o algarismo duvidoso será o último algarismo significativo, contando da esquerda para direita.
Exemplos: 3,3333337 (o algarismo duvidoso é o 7)
13,89234320 (o algarismo duvidoso é o 0)
1,00000 (o algarismo duvidoso é o último zero)
Operações com algarismos significativos
Quando dois ou mais quantidades são multiplicadas ou dividas,o número de algarismos significativos resultante deve ser igual ao menor número de algarismos significativos de qualquer um dos multiplicadores ou divisores. Se o cálculo inicial viola esta regra, ele deve ser arredondado para reduzir o número de algarismos significativos ao valor máximo permitido. Assim, se várias operações são realizadas em sequência, é desejável manter todos os dígitos nos valores intermediários e arredondar somente o valor final.
Exemplo: 1,23 x 4,321 = 5,31483 => 5,31 (3 significativos)
Quando 2 ou mais números são adicionados ou subtraídos, a posição do último algarismo significativos em cada número, relativa à virgula decimal, deve ser comparada. Destas posições o resultado mantêm a posição do valor com o significativo mais a esquerda.
Exemplo: 5,832 + 0,89 + 320 + 2,781 = 329,503 => 330 (3 significativos)
Arredondamento de números
O arredondamento dos números deve ser feito conforme as regras apresentadas a seguir:
...