Modelo de relatorio
Por: amandavondy_ • 15/1/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 830 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
Relatório de Física Experimental
Título do experimento (NÃO ESQUEÇA!)
Aline da Silva, Bruno de Souza*, Camila Silva Souza (ordem alfabética)
Disciplina, Curso - Prof. Fabiano Souza
Departamento de Áreas Acadêmicas ..., Instituto Federal de Goiás, Goiânia, GO
*E-mail: emaildo@lunorespon.sav.el
Submetido em 01/01/2001
Resumo
O resumo, como o próprio nome diz, resume o conteúdo do artigo/relatório. Você deve descrever qual era o objetivo principal do mesmo, descrever como foi feito para atingi-lo e enunciar o resultado principal. Deve ser objetivo, mas deve permitir que o leitor saiba do que se trata o texto. (Não obrigatório para o relatório.)
Palavras-chave: cinemática, força, leis de Newton, conservação da energia (entre 3 e 6 palavras chave. (Não obrigatório)
- 1. Introdução
Introduz brevemente o tópico de física abordado no experimento, destacando os conceitos e leis que serão utilizados para analisar os resultados obtidos. As equações utilizadas para analisar os resultados devem ser apresentadas preferencialmente nesta seção, sendo numeradas sequencialmente. Cada grandeza apresentada em uma equação deve ser definida explicitamente. Por exemplo, supondo que você se refira à segunda lei de Newton: “De acordo com a segunda lei de Newton a força resultante sobre um corpo é dada por
F=ma, (1)
onde ‘m’ representa a massa do corpo e ‘a’ a aceleração a que o corpo é sujeito”.
Cite as referências consultadas. Evite referências da internet como blogs ou Wikipedia.
- 2. Objetivos
Explicita os objetivos principais do experimento.
- 3. Material e Métodos
Nesta seção é apresentada a lista de materiais utilizados efetivamente no experimento. A lista de materiais constante do roteiro do professor pode conter materiais não usados ou omitir materiais que foram acrescentados durante a aula. Se tiver uma figura dos materiais utilizados, apresente-a.
Se algum aparelho de medida foi utilizado, é importante explicitar aqui a precisão do mesmo.
Nesta seção também deve ser descrita a montagem dos equipamentos utilizados. Podem ser utilizados fotos e esquemas para complementar a descrição, sendo apresentados como figuras (contendo legendas). Descreve a montagem experimental na forma de texto “corrido” em vez de apresenta-la em itens.
Figuras não pertencem ao texto, por isso devem ser referenciadas nele. Por exemplo: “Apresentamos na Fig. 1 um esquema da montagem dos materiais de laboratório para a produção de acetileno”.
[pic 1]
Figura 1. Esquema da montagem experimental para obtenção do acetileno.
- 4. Resultados e Discussão
Nesta seção são apresentados os resultados dos experimentos, que devem ser explicados. Tabelas e gráficos são esperados. Caso apresente um resultado de dados experimentais em uma tabela, evite apresenta-lo no formato gráfico. Para tabelas, a legenda deve vir antes da mesma. As legendas dos gráficos, apresentados como figura e numerados sequencialmente, aparecem após a apresentação dos mesmos. Na Fig. 2 apresentamos um gráfico do deslocamento em função do tempo, enquanto que na Tab. 1 apresentamos os dados obtidos no experimento de ondas em uma corda.
O número de algarismos significativos dos dados numéricos e os erros devem ser coerentes com a teoria de erros.
[pic 2]Figura 2. Dados do deslocamento em função do tempo de propagação dos pulsos de uma onda.
Tabela 1. Dados da frequência (f) em função do comprimento de onda (λ) de uma onda em uma corda.
f (Hz) | λ (m) |
10.5 | 0.26 |
... | |
Após apresentar e explicar os resultados, é feita a discussão dos mesmos. Essa discussão deve ser fundamentada na teoria, nas hipóteses levantadas, em resultados conhecidos na literatura, etc.
...