TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte De Caimbra

Casos: Morte De Caimbra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.

Exemplos

Droga!Preste atenção quando eu estou falando!

Psiu!Quando esta querendo chamar atenção.

As sentenças da língua costumam se organizar de forma lógica: há uma sintaxe que estrutura seus elementos e os distribui em posições adequadas a cada um deles. As interjeições, por outro lado, é uma espécie de palavras-frases, ou seja, há uma ideia expressa por uma palavra que poderia ser colocada em termos de uma sentença.

Exemplos

Ai!Ai!Ai! Machuquei meu pé.

Ai é a interjeição.

Hum!Esse pudim estava maravilhoso!

Hum é a expressão de um sentimento súbito.

O significado das interjeições esta vinculado à maneira como elas são proferidas. Desse modo, o tom da fala é que dita o sentido que a expressão vai adquirir em cada contexto de enunciação.

Exemplo

Puxa!Hoje não foi meu dia de sorte.

As interjeições cumprem, normalmente, duas funções:

A primeira é de sintetizar uma frase exclamativa, exprimindo alegria, tristeza, dor, etc. A segunda é de sintetizar uma frase apelativa.

As interjeições podem ser formadas por:

Simples sons vocálicos: Oh!Ah!Ó!Ô!

Palavras: Oba!Olá!Claro!

Grupos de palavras: Meu Deus!Ora bolas!

Filipe

Classificação das interjeições - As interjeições expressam sentido de: Afugentamento, Alegria, Alívio, Animação, Advertência, Concordância, Desejo, Dor ou Tristeza.

As interjeições são palavras invariáveis, isto é, não sofrem variações em gênero, número e grau. No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau.

Neste caso não se trata de um processo natural dessa classe de palavra, mas tão só uma variação que a linguagem afetiva permite.

Exemplos

Bravíssimo e até laguinho.

A Locução Interjetiva ocorre quando duas ou mais palavras formam um expressão com sentido de interjeição.

Exemplos

Ora bolas!

Ai de mim!

As interjeições são como frases resumidas. Alem do contexto, o que caracteriza interjeição é o seu tom exclamativo, por isso, palavras de outras classes gramaticais podem aparecer como interjeições.

A interjeição pode ser considerada uma palavra-frase porque sozinha pode constituir uma mensagem. Há também as interjeições onomatopaicas ou imitativas que exprimem ruídos e vozes.

Não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com