Nada De Mais
Trabalho Universitário: Nada De Mais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1243966 • 22/9/2014 • 4.829 Palavras (20 Páginas) • 257 Visualizações
A Venda da Felicidade
A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de
consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através
da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como
felicidade. Seria verdadeira essa relação?
Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a
população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão
social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade
com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem
também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte
longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por
tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele – até o seu tempo livre é
alienado.
Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing.
Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de
estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na
frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a
alegria, o remédio representa a paz. As campanhas padronizam os
sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a
troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e
mais modernos.
O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo
desenfreado sem refletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar
causado pela exclusão social, pela alienação do tempo, não pode ser aliviado
pelos produtos consumidos. A felicidade e a realização pessoal não vêm
embaladas e prontas para o consumo; são frutos de equilíbrio emocional,
autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características que são
alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida.
Autor: Anderson Ramos Sousa
(adaptado do origina
A Venda da Felicidade
A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de
consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através
da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como
felicidade. Seria verdadeira essa relação?
Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a
população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão
social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade
com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem
também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte
longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por
tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele – até o seu tempo livre é
alienado.
Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing.
Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de
estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na
frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a
alegria, o remédio representa a paz. As campanhas padronizam os
sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a
troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e
mais modernos.
O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo
desenfreado sem refletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar
causado pela exclusão social, pela alienação do tempo, não pode ser aliviado
pelos produtos consumidos. A felicidade e a realização pessoal não vêm
embaladas e prontas para o consumo; são frutos de equilíbrio emocional,
autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características que são
alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida.
Autor: Anderson Ramos Sousa
(adaptado do origina
A Venda da Felicidade
A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de
consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através
da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como
felicidade. Seria verdadeira essa relação?
Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a
população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão
social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade
com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem
também o é. Além de sofrer com
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