Narração, Descrição, Dissertação E Discurso
Exames: Narração, Descrição, Dissertação E Discurso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: japatati • 25/5/2013 • 314 Palavras (2 Páginas) • 840 Visualizações
NARRAÇÃO
É contar um fato que ocorre em determinado tempo. Ocorre mudança de situação, portanto, é temporal. É dinâmico como um filme.
Relata um fato ou acontecimento. INDISPENSÁVEIS: NARRADOR E FATO.
TIPOS:
1° Pessoa -> O narrador é o protagonista e conta a sua própria história
3° Pessoa -> Conta a história do lado de fora, sem participar das ações. Narra todos os fatos com neutralidade. Sabe tudo o que acontece na história, mas não sabe o sentimento e pensamentos de cada personagem.
Narrador onisciente -> É em 3° pessoa, ele não participa da história, mas as vezes dá mais opinião do que um narrador em 1° pessoa. Passa para o leitor emoções, pensamentos e sentimentos dos personagens
DISCURSO
É um texto onde os personagens falam, conversam entre si, e também quando o narrador introduz uma fala que não é sua no texto.
TIPOS:
Discurso direto -> Os personagens se falam sem a presença do narrador.
Discurso indireto -> O narrador usa suas próprias palavras para reproduzir a fala dos personagens. É em 3° pessoa.
Discurso indireto livre -> É um misto entre o direto e o indireto. O narrador pode ser em 1° ou 3° pessoa.
DESCRIÇÃO
Construir imagens usando a linguagem verbal. É caracterizar algo ou alguém. Sua função básica é criar a imagem do objeto descrito e compreender o ponto de vista de quem escreve. INDISPENSÁVEIS: SUJEITO E SUJEITO PERCEBIDO. Não existe mudança de tempo.
TIPOS:
Descrição subjetiva ou impressionista -> Quando a descrição é feita com mais profundidade. Há maior interferência do autor.
Descrição objetiva e expressionista -> Reproduzindo igual uma cena, pessoa, objeto. Descreve algo ou alguém como se tirasse uma foto.
DISSERTAÇÃO
Ordena ideias sobre determinado tema. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, argumentar. INDISPENSÁVEIS: PONTO DE VISTA E ARGUMENTO.
TIPOS:
Dissertação expositiva ou objetiva -> Explica alguma coisa para alguém sem o intuito de convencê-la
Dissertação argumentativa ou subjetiva -> Procura por meios de argumentos e provas convencer alguém. Deve ter argumentos contra.
...