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Por:   •  20/9/2013  •  7.401 Palavras (30 Páginas)  •  1.114 Visualizações

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Manual do VisuAlg Curso Técnico em Informática Prof. Arley Rodrigues

www.portalgigaweb.com.br

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Curso de Formação Profissional em Técnico em Informática

DISCIPLINA DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO:

MANUAL DO VISUALG

O Visualg 2.0 é um programa que interpreta e executa

algoritmos como um "programa" normal de computador.

Baseado em uma linguagem parecida com o "Portugol".

Nome do Aluno:____________________________________________________________________

Prof.: Arley Rodrigues

Disciplina: Introdução à Informática

Site: www.portalgigaweb.com.br

Manual do VisuAlg Curso Técnico em Informática Prof. Arley Rodrigues

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos

Objetivos

Esta ferramenta permite aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente

próximo da realidade. Para quem está iniciando nota-se que a abstração de "rodar o chinês", ou seja, de executar um

programa apenas no papel, é um grande obstáculo (quase intransponível para alguns) no aprendizado das técnicas de

elaboração de algoritmos. Por outro lado, submeter um iniciante aos rigores de uma linguagem de programação como

Pascal ou ao “esoterismo” do C também é exagerado. O ideal seria uma linguagem mais simples, parecida com o

"Portugol", de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados; com ela, os princípios

básicos da programação estruturada podem ser ensinados sem que a curva de aprendizagem fosse íngreme. Além

disso, esta ferramenta deve também ser capaz de simular o que acontece na tela do computador com o uso dos

famosos comandos "leia" e "escreva", bem como possibilitar a verificação dos valores das variáveis, o

acompanhamento passo a passo da execução de um algoritmo (pelo seu grande valor didático), e até mesmo suportar

um modo simples de depuração. Aliado a tudo isto, existe um editor de texto com recursos razoáveis (tais como abrir e

salvar arquivos) e que dispõe de todos os principais recursos de um ambiente gráfico.

Instalação e Requerimentos de Hardware

O VisuAlg é um programa simples, que não depende de DLLs, OCXs ou outros componentes. Sua instalação não

copia arquivos para nenhuma outra pasta a não ser aquela em que for instalado, e exige cerca de 1 MB de espaço em

disco. Pode ser executado sob Windows 95 ou posterior, e tem melhor aparência com resolução de vídeo de 800x600

ou maior.

1. A Tela Principal do VisuAlg

A tela do VisuAlg compõe-se da barra de tarefas, do editor de textos (que toma toda a sua metade superior), do quadro

de variáveis (no lado esquerdo da metade inferior), do simulador de saída (no correspondente lado direito) e da barra

de status. Quando o programa é carregado, já apresenta no editor um "esqueleto" de pseudocódigo, com a intenção de

poupar trabalho ao usuário e de mostrar o formato básico que deve ser seguido. Explicaremos a seguir cada

componente da interface do VisuAlg.

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A Barra de Tarefas

Contém os comandos mais utilizados no VisuAlg (estes comandos também podem ser acessados pelo menu ou por

atalhos no teclado).

Abrir (Ctrl-A): Abre um arquivo anteriormente gravado, substituindo o texto presente no editor. Se este tiver sido

modificado, o VisuAlg pedirá sua confirmação para salvá-lo antes que seja sobreposto.

Novo (Ctrl-N): Cria um novo "esqueleto" de pseudocódigo, substituindo o texto presente no editor. Se este tiver sido

modificado, o VisuAlg pedirá sua confirmação para salvá-lo antes que seja sobreposto.

Salvar (Ctrl-S): Grava imediatamente o texto presente no editor. Na primeira vez que um novo texto é gravado, o

VisuAlg pede seu nome e localização.

Imprimir: Imprime imediatamente na impressora padrão o texto presente no editor. Para configurar a impressão, use o

comando Imprimir do menu Arquivo (acessível também pelo atalho Ctrl-P).

Cortar (Ctrl-X): Apaga texto selecionado, armazenando-o em uma área de transferência.

Copiar (Ctrl-C): Copia o texto selecionado para a área de transferência.

Colar (Ctrl-V): Copia texto da área de transferência para o local em que está o cursor.

Gravar bloco de texto: Permite a gravação em arquivo de um texto selecionado no editor. A extensão sugerida para o

nome do arquivo é .inc.

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