O Cortiço
Por: Bruno Gomes • 6/5/2018 • Projeto de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
E.E.E.M Engenheiro Parobé
Trabalho de Leitura 1º Trimestre
Nome: Bruno de Mello Gomes
Turma: 223
Turno: Manhã
Disciplina: Literatura
Professora: Morgana
Data: 15/05/2017
Questões
1-
Titulo do Livro: O Cortiço.
Autor: Aluisio Azevedo.
Data da primeira publicação: 1890
Editores: L&PM.
2-A qual escola literária pertence à obra? A obra pertence à escola literária do Naturalismo.
3-Quais características da escola literária (época, acontecimentos...) apresentam na historia lida? A característica da escola literária que se apresenta na historia são os comportamentos muito influenciados pela natureza, além de tratar sobre temas como os vícios humanos e a miséria presentes no cotidiano das pessoas.
4- Quais as características os personagens apresentam sobre a época? Algumas características dos personagens são: alguns eram escravos, trabalhadores braçais, comerciantes, prostitutas, ferreiro, soldados da policia. Tinham alguns personagens enriquecidos e alguns que viviam em péssimas condições e davam duros no seu trabalho.
5- Você gostou da historia lida? Argumente
Sim, pois relata uma época de muito tempo atrás, que muitas pessoas sofreram com péssimas condições de vida, e mostra que o Brasil teve uma grande evolução, e que não existi muitas situações vividas atualmente.
6- De forma resumida contendo no Mínimo 15 linhas, escreva a historia.
Resumo da Historia
O livro “O CORTIÇO” narra inicialmente a busca de João Romão para seu enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e é capaz de tudo para atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.
Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, um comerciante bem estabelecido, que cria uma disputa com o taverneiro por um pedaço de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Romão tinha inveja de Miranda, pois ele possuía uma condição social mais elevada.
João Romão trabalhava ardorosamente e passou por privações para enriquecer mais que Miranda , um fato que ocorreu mudou a visão de Romão.Miranda recebe o título de barão, Romão entende que não basta ganhar dinheiro, e sim é necessário também mudar sua posição social , como adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances.
No cortiço, estão os moradores de menor condição financeira. Destacam-se Rita Baiana, Firmo, Jerônimo e Piedade. A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ser a superior ao seu oponente, para imitar as conquistas do rival, Romão promove várias mudanças.
...