TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Feito no Laboratório de Química

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

 

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


 [pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



SUMÁRIO

1        CAPA        1

2        CONTRA CAPA        2

3        SUMÁRIO        3

4        INTRODUÇÃO        14

5    DESENVOLVIMENTO         14

6        IMAGENS         15

7                16

8        DIFICULDADES ENCONTRADAS:        16

9        CONCLUSÃO         16


INTRODUÇÃO

O relatório será comentado sobre um experimento feito no laboratório de Química, fizemos uma “pilha caseira”, usamos dois limões, dois clipes e duas moedas de 5 centavos, as pilhas são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de um sistema apropriado e montado para aproveitar o fluxo de elétrons provenientes de uma reação química de oxirredução, a  pilha de Daniell é um exemplo deste sistema. A pilha de Daniell é formada por uma placa de Zinco, que é mergulhada na solução de sulfato de zinco e uma placa de cobre também mergulhada na solução de sulfato de cobre, as duas placas essas placas estão conectadas por um fio de cobre, ele permite que os eletrodos passem de um eletrodo ao outro, essas duas soluções estão ligadas a uma ponte salina é um tubo de vidro recurvado que dentro dele contém a solução salina, e nas extremidades possui algodões umedecidos, a ponte salina permite o fluxo de íons a uma solução a outra, no experimento que os alunos realizaram no laboratório de Química cada grupo fez um tipo de pilha, testamos em uma calculadora.

A pilha funciona pelo polo negativo e polo positivo, os elementos de contato por meio da mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. A Pilha de Daniell é composta por um eletrodo negativo ânodo, que cede elétrons para o eletrodo positivo chamado de cátodo, o ânodo é uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco, enquanto que o cátodo é uma placa de cobre mergulhada em uma solução de cobre.

DESENVOLVIMENTO

No dia 18 de outubro de 2018 fomos fazer um experimento sobre “pilhas” no laboratório de Química, fizemos uma pilha caseira de limão, nosso experimento consiste em ter os seguintes materiais como dois limões, duas moedas de cinco centavos, dois clipes de preferencia um pouco grande e um pedaço de fio de cobre, também utilizamos o multímetro para medir o quanto de energia estava gerando a nossa “pilha”, usamos também as garras de jacaré  para fazer funcionar a pilha o desenvolvimento da pilha gerou 1,10 volts e funcionou a calculadora, e também antes desse experimento nosso professor de Química fez o experimento da Pilha de Daniell, ele usou a solução de zinco e a solução de cobre, colocou então a ponte salina entre as soluções e colocou as placas de zinco e de cobre, fazendo isso ele nos explicou como funciona uma pilha, siga as seguintes instruções para fazer o experimento:

  1. Faça dois pequenos cortes na casca do limão e enfie em cada um a placa de cobre e a placa de zinco (os metais não devem se tocar);
  2. Conecte os fios com as garras de jacaré em cada uma das placas e à lâmpada do outro lado. Se você não tiver as garras de jacaré, faça o seguinte: com o prego e o martelo, faça um furo na parte de cima de cada uma das placas e passe o fio de cobre por ele, enrolando-o bem e deixando-o bem em contato com a placa. A outra extremidade de cada um dos dois fios deve ser ligada à lâmpada.

Depois de termos feito a experiencia com o limão verificamos oque deu de errado no nosso experimento, e também depois de um certo tempo o grupo observava que os limões estavam perdendo força ou energia, porque o limão ele é antioxidante e ele ia perdendo a sua força pouquinho por pouquinho, oque faz o limão gerar energia é a dissolução dos ácidos do limão na água contida naturalmente na própria fruta gera íons positivos e negativos, e estes são capazes de conduzir eletricidade em meio a um líquido, as  frutas cítricas são boas para esta experiência porque têm ácido cítrico.

DIFICULDADES ENCONTRADAS:


CONCLUSÃO

Segundo a ABNT (NBR 10719) as conclusões e/ou recomendações devem ser apresentadas de forma clara e ordenada, as deduções tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discussão do assunto. Dados quantitativos não devem aparecer na conclusão, nem tampouco resultados comprometidos e passíveis de discussão. Recomendações são declarações coisas de ações, julgadas necessárias a partir das conclusões obtidas, a serem usadas no futuro. As conclusões e recomendações constituem uma seção (capítulo) à parte, a qual deve finalizar a parte textual do relatório. Dependendo da extensão, as conclusões e recomendações podem ser subdivididas em várias subseções, tendo em vista manter a objetividade e clareza.

É preciso ter espírito crítico, verificar se os resultados são razoáveis. Por isso é necessário o estudo teórico prévio, antes da aula prática, no qual deve ocorrer a determinação teórica de todas as grandezas envolvidas no experimento. A este estudo denomina-se memorial do cálculo da experiência. Portanto é importante que se tenha um estudo teórico prévio para reconhecer se o experimento esta se realizando a contento ou não. Não se deve desculpar pelos resultados experimentais obtidos eles devem ser confrontados com os resultados teóricos e as discrepâncias devem ser explicitadas e discutidas de forma a estabelecer as suas razões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (302.2 Kb)   docx (640.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com