O Lutero Filme 2003
Por: Edmilson Filho • 14/6/2015 • Artigo • 274 Palavras (2 Páginas) • 1.151 Visualizações
1) Como você descreve a personalidade de Lutero?
R: Ele é muito teimoso e indignado com o comércio na Igreja Católica.
2) Cite duas práticas adotadas pela Igreja Católica condenadas por Lutero.
R: O comércio de imagens e de indulgências.
3) Explique as relações entre o que Lutero defendia e o interesse das autoridades locais.
R: Lutero defendia que, o Papa deveria salvar as pessoas do purgatório por amor e não pelo dinheiro ou usando relíquias sagradas, já as autoridades locais usavam ou recriavam relíquias para os devotos pagarem e serem salvos.
4) A Reforma Protestante cumpriu com o seu papel nas mudanças ocorridas na Europa no início da Idade Moderna? Qual foi esse papel?
R: Sim, o papel exercido pela reforma foi de afrontar os crimes ocorridos pela Igreja Católica e tentar acabar com esse comércio da Igreja que deveria ser por amor aos devotos mas não pelo dinheiro.
5) Qual a visão de Deus pregado no período da Idade Média? Porque Lutero questionava? Que Deus ele pregava?
R: O Deus pregado na IM, era um Deus vingativo e ambicioso, que só salvaria os seus fiéis se fosse pago a indulgência, mas Lutero questionava o porquê esse Deus só salva fiéis da Igreja Católica Romana e não a Igreja Católica Ortodoxa? Mas Lutero pregava um Deus que salvaria qualquer um mesmo sendo de outra crença, e sem pedir nada em troca.
6) Qual a cena do filme que lhe chamou a atenção? Por que?
R: Achei interessante a cena onde ele “salva” seu avô do purgatório pagando pela salvação dele, eu vi que quando os plebeus não tinham educação a Igreja Católica reinava sobre eles “sugando” todas suas riquezas em troca de salvações fajutas e controlando os plebeus facilmente.
...