O Projeto de Vida
Por: Fronteirax • 17/7/2019 • Projeto de pesquisa • 3.488 Palavras (14 Páginas) • 263 Visualizações
CASA FAMILIAR RURAL DE MODELO[pic 1][pic 2][pic 3]
CNPJ: 01.411.151./0001-03
Linha Salete – Interior - CEP: 89872-000 - Modelo - Santa Catarina
Fone: (49) 3365- 3216 - Rm26 ou 8805-3577
E-mail: cfrmodelo@arcafarsul.org.br
NATIVO BORMANN
PROJETO PROFISIONAL DE VIDA DO JOVEM
Horta Orgânica
Modelo, julho de 2019
Professores colaboradores
- Evando Pedro Niederle: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Letras.
- Edimar Bolis: Coordenador da Casa Familiar Rural.
- Marcia Jane Rucks: Bacharel em Ciências Biológicas.
- Marcos Hentz: Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas.
- Marina Bottega: Bacharel em Medicina Veterinária.
- Marli Marisa Reinehr Cremonini; Licenciatura em Geografia.
- Raquel Stocker: Licenciatura em História.
- INTRODUÇÃO
O PPVJ é um dos instrumentos pedagógicos da CFR e tem como principal objetivo desenvolver nos agricultores familiares o sentimento de pertença e o aprendizado significativo nos sentidos econômico, social, ambiental e cultural.
Nos dias atuais há uma grande preocupação com a alimentação da população, a qual, devido a correria do dia a dia acaba se alimentando com alimentos rápidos (lanches, salgados, industrializados) ocasionando desta forma vícios alimentares.
Pode-se perceber que no Brasil os perfis nutricionais de crianças e adolescentes são antagônicos, pois ao mesmo tempo em que se tem de um lado áreas onde as deficiências nutricionais ainda persistem, se tem o outro lado onde fica evidente o aumento da obesidade e das doenças associadas, em decorrência das mudanças de hábitos alimentares, como o fácil acesso e o baixo custo de alimentos ricos em gorduras e açúcares. (FERNADES et al., 2009).
Por isso, foi de fundamental importância o desenvolvimento deste trabalho com a horta orgânica familiar, pois a introdução de alimentos saudáveis no cardápio do dia a dia, constituiu-se numa forma de incentivar hábitos saudáveis de vida.
- IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DO PROJETO
A implantação do projeto será na cidade de maravilha, na Rua 51, na propriedade residem quatro pessoas, a Sra. Lourdes os Filhos Nativo, Tiago e Mateus.
.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Proporcionar o relaxamento através do contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias da família e oportunizar atividades de cultivos de plantas.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais através da implantação de horta terapêutica;
- Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
- Resgatar junto à família o habito de produção de alimentos para autoconsumo.
- JUSTIFICATIVA
A agricultura convencional que utiliza os agroquímicos fertilizantes e agrotóxicos, dispõe de diversas técnicas para o crescimento e cultivo dos vegetais, outrossim a certeza do crescimento e da beleza das plantas levou os produtores a esquecerem da importância nutricional para manutenção e saúde dos seres vivos.
Ineficiência nutricional dos vegetais cultivados no sistema agrícola convencional é um dos fatores que devem determinar a montagem de uma horta orgânica doméstica, outro fator de suma importância é o respeito com o meio ambiente e a qualidade de vida. Dispondo de um pequeno espaço em local ensolarado já é o suficiente para se iniciar uma horta para produção de hortaliças para consumo familiar.
- RESUMO
Este projeto vai ser instalado na propriedade da família Bormann sendo que a mesma está localizada na Linha 51 do município de Maravilha. Tem como o objetivo a implantação da produção de vegetais com adubação orgânica, beneficiando 1 família de media renda e melhorar a alimentação através da implantação da horta, contudo não dando prejuízos ao meio ambiente.
Esse projeto passou o intuito de melhorar a alimentação da família e utilizar o espaço vago na propriedade. Tendo uma menor mão de obra e a produção de vegetais sem agrotóxicos.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os produtos livres de agrotóxicos ganham cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. A produção orgânica cresce no país num ritmo de 15% a 20% ao ano. Em Santa Catarina, estima-se que sejam mil famílias dedicadas à este tipo de produção, principalmente na Grande Florianópolis e Serra Catarinense. Dos produtos orgânicos consumidos, 87% são produzidos no próprio Estado.
Os produtos orgânicos mais consumidos são verduras, legumes e frutas. Seis em cada dez consumidores consomem verduras orgânicas. Os legumes e as frutas são escolhas de uma em cada quatro pessoas.
Orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. O produto é resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem.
A sua produção segue regulamentos para manter a harmonia entre os setores social, ambiental e econômico; cumprir as exigências da legislação sanitária, fazer a correta disposição do lixo e promover o bem-estar dos animais. Os trabalhadores têm seus direitos e os de sua família preservados; o solo é enriquecido naturalmente, sem receber agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas, e os animais são criados livres, sem tomar hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas.
...