O Que é Sociologia
Exames: O Que é Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hellenfer • 5/11/2013 • 346 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
O que é Sociologia
Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, às vezes de forma padronizada,
Foi à primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia.
Ela também nos ajuda a entender que a educação é o meio mais abrangente para uma socialização metódica das novas gerações. Sendo o homem um conjunto de conhecimentos que constitui a civilização; e a civilização é o resultado da sociedade. O sentido sociológico é uma educação entendida não apenas da forma que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imperiosa sobre os indivíduos que é a socialização. Sendo que toda educação consiste num esforço continuo para colocar a criança formas de ver e de agir as quais ela não chegaria espontaneamente. Os professores são peças fundamentais que realizam o meio sistemático sobre as novas gerações com o intuito de educá-las para serem participantes ativos do meio social em que vivem.
Segundo a sociologia da educação o processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente em que acontecem as ações do cotidiano e de suas implicações. A escola deve abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas implicações e se posicionarem de forma politica. Dessa forma, haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia.
A reprodução e legitimação das desigualdades sociais propiciadas pela escola não resultariam apenas, no entanto, da falta de uma bagagem cultural apropriada para a recepção da mensagem escolar. A escola valoriza e cobra não apenas o domínio de um conjunto de referências culturais e linguísticas, mas, também, um modo específico de se relacionar com a cultura e o saber.
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf
...