O Romantismo
Casos: O Romantismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessika • 29/4/2013 • 467 Palavras (2 Páginas) • 879 Visualizações
O Romantismo
Desencantamento e reencantamento do mundo.
Das dificuldades de conceituação do Romantismo.
Ao afirmar que seria necessário ter perdido todo o espirito de rigor para se aventurar na busca de definição do Romantismo, o poeta francês Raul Valéry (1871 – 1945) sintetizava, em poucas palavras, as dificuldades teórico – críticas, em face da conceituação e da definição das manifestações românticas, modalidade literária que se origina e floresce no Ocidente.
Na verdade, desde o surgimento, o fenômeno romântico se apresenta como um enigma aparentemente indecifrável, concretamente, mutável e escorregadio, que confunde e espicaça a curiosidade dos mais diversos críticos e teóricos da literatura do mundo ocidental, de onde provém e onde persiste em ressurgir até os dias atuais.
A contradição entre história e poesia pertence a todas as sociedades, porém somente na idade moderna manifesta-se de modo explicito. O sentimento e a consciência da discórdia entre sociedade e poesia converte-se a partir do romantismo, no tema central, muitas vezes secreto, de nossa poesia.
Da abrangência da visão romântica.
A partir do século XIX, a visão romântica de mundo migra do terreno específico do estético, invadindo os discursos da filosofia, da pedagogia, da teologia, da história, da economia, da política, etc. Esta notável abrangência tem irritado, continuadamente, os teóricos literários, notadamente aqueles poucos feitos ao ideário romântico. Entre eles, podemos citar o crítico estadunidense Arthur Lovejoy.
O receio, ou intuição, de Arthur Lovejoy se concretizava. Os mais conhecidos e importantes críticos literários do Ocidente, especialmente os pesquisadores do Romantismo, se opuseram a sua proposta de banimento linguístico, ou nominalismo.
O que é Romantismo?
Uma escola, uma tendência, uma forma, um fenômeno histórico, um estado de espírito? Provavelmente tudo isto junto e cada item em separado.
Ele é apenas uma configuração estilística ou, como querem alguns, uma das duas modalidades polares e antitéticas.
Do surgimento do fenômeno romântico.
Do campo teórico do qual se indaga o quando e onde surge o fenômeno romântico já conhecido como tal, reina uma considerável confusão, marcada também pela diversidade opinativa. Ora aponta-se a Inglaterra como o centro de surgimento da arte romântica, ora a Alemanha, ou ainda de forma concomitante, esses dois países, enquanto se ressalta o ingresso tardio do espirito romântico em solo francês.
Ressaltando a qualidade literária das produções românticas na Alemanha e na Inglaterra, elogiando os seus escritos programáticos, verdadeiros manifestos revolucionários, Otávio Paz terminaria por acreditar, a essa excelência discursiva, a permanência de uma tradição que se comunicaria à posteridade, para a qual, insistentemente, o poeta mexicano chama a atenção de seu leitor, reforçando o caráter de atualidade das expressões românticas.
Em acordo com o pensamento de Bousquet e de Mannheim, Lowy e Sayre focalizam
...