O Segredo De Luisa
Monografias: O Segredo De Luisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
U NIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
C LEBER PEREIRA FENILI
RESENHA : O SEGREDO DE LUISA
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2007
C LEBER PEREIRA FENILI
O SEGREDO DE LUISA
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2007
RESENHA CRÍTICA
Resenhista
Cleber Pereira Fenili.
Referências bibliográficas
DOLABELA,Fernando. OSEGREDO DE LUISA:Uma idéia, e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 10. ed. São Paulo: Cultura, 1999. 312 p.
Credenciais do autor
Fernando Dolabela é mineiro, casado e pai de quatro filhos. É criador da metodologia de ensino de Empreendedorismo mais divulgada no Brasil e coordenador nacional e regional de programas de ensino da matéria, entre eles o REUNE-Brasil (CNI-IEL e SEBRAE), o SoftStart (SOFTEX-CNPQ), o REUNE-MG e o SENAI-MG/SEI. Pós-graduado pela FGV-SP e Mestre em Administração pela UFMG, é autor do livro Oficina do Empreendedor e do software de Plano de Negócios MakeMoney , que, em conjunto com o O Segredo de Luísa , compõem a trilogia metodológica para o auto-aprendizado do Empreendedorismo. Professor da UFMG, consultor do CNPQ, IEL-Nacional, SEBRAE, SOFTEX, empresário e diretor da FUMSOFT, teve publicado vários de seus trabalhos apresentados nos mais importantes congressos nacionais e internacionais da área.
Introdução
Muitas pessoas acreditam que, para ser empreendedor, basta ter uma boa idéia e abrir uma empresa ou negócio. Empreender é realizar, pôr em execução. Não se trata necessariamente de abrir um negócio, mas ter iniciativa, capacidade executiva e coragem. Por isso é que, normalmente, imaginamos o empreendedor como uma pessoa inovadora, criativa e determinada a realizar objetivos. Porém, não basta ter criatividade. Não basta também sonhar e ser motivado, é preciso ter capacidade de planejamento, estratégia e visão de negócios. E nesses aspectos é que o nosso empreendedorismo natural peca.
Não são à toa que tantas iniciativas de negócios, apesar de muito criativas, acabam não se consolidando. É bem verdade que a burocracia e a tributação excessiva dificultam a missão de abrir, e de manter uma empresa legalmente constituída. Mas isso não é justificativa para uma iniciativa não dar certo. Aliás, para o empreendedor que tem convicção e está disposto a batalhar por seu sonho, essas dificuldades são apenas mais um obstáculo a ser superado. O verdadeiro empreendedor não procura desculpas nem culpados para as suas dificuldades. Segue em frente, sabendo o que tem a fazer.
Agora, para saber o que tem a fazer, ele precisa de um plano de ação. Precisa determinar com clareza o objetivo que deseja alcançar e desenhar um roteiro para chegar lá. Deve conhecer a realidade do mercado em que pretende atuar e de seus concorrentes. Tem que definir todas as ações que fazem parte do roteiro e segui-las com determinação, mas também com jogo de cintura para contornar as dificuldades que surgem no meio do caminho.
...