O que distingue a história da pedagogia e da história das ciências, como a química e a física?
Seminário: O que distingue a história da pedagogia e da história das ciências, como a química e a física?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carol145 • 27/3/2014 • Seminário • 296 Palavras (2 Páginas) • 593 Visualizações
1- O que diferencia a história da pedagogia e a história de ciências como Química e Física?
O que diferencia a história da Pedagogia e a história de ciências como Química e Física é que,não se pode por em causa a utilidade da história pedagógica por se tratar de uma das fontes da pedagogia definitiva, equanto a história de ciências como Física e Química não passam de assuntos de instrução e curiosidade,nas ciências filosóficas, como a da educação, a história é indispensável, pode ser considerada a preparação e introdução necessária para a própia ciência.
2- Qual a diferença o autor estabelece entre o bom professor e o educador?Elenque características para ambos.
O que diferencia o bom professor e o educador é que uma pessoa pode se tornar um bom professor sem ter qualquer conhecimento da história da educação,já um educador procura refletir sobre a história, teoria e a filosofia de sua profissão para estar mais capacitado para resolver as dificuldades práticas da área educacional.
Professor é aquele que ensina,forma,orienta e educador é aquele que além de exercer tais funções,se aprofunda, ocupando-se de educação.
3- Escolha uma das ideias principais de Nóvoa e explique-a.
A 4ª ideia de Nóvoa,diz que a história da educação aumenta a memória e a experiência,faz com que o educador perceba a diversidade de escolhas e de possibilidades pedagógicas e isso permite um repertório mais largo para os educadores e lhes proporciona uma visão da extrema diversidade das instituições escolares no passado.Revelando que a educação não é uma fatalidade, mas sim uma construção social, e essa percepção renova o sentido do trabalho de cada dia do educador.
Portanto, a história da educação traz a sabedoria necessária para que o educador adquira conhecimentos pedagógicos e não se limite,se conscientizando de que a educação não é um “destino” ,acarretando empenho na sua ação cotidiana.
...