OFICINA LING PORT IV ANHANGUERA
Ensaios: OFICINA LING PORT IV ANHANGUERA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thancampos • 8/6/2013 • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 3.421 Visualizações
1-Assinale, de acordo com o texto, a alternativa que representa o que levou Martinha a acordar com a alma escura.
R:e. A certeza de que não foi nem seria tão bem-aventurada como previu sua família.
2-Quando dialoga com sua possível leitora, o narrador enfatiza que:
R:d. A juventude deve ser aproveitada intensamente, a fim de que, na velhice, as mulheres não sofram com os danos causados pelo tempo.
3- Analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. Em – Martinha ia nos seus... – a suspensão do pensamento, marcada pelo emprego das reticências, ocorre em função das projeções que o narrador passa a fazer sobre a idade da personagem.
II. Na oração – Pai e mãe morreram, e cedo. – o termo em destaque está empregado com valor adverbial, estabelecendo relação de tempo.
III. A frase inicial do penúltimo parágrafo do texto, em discurso direto da personagem Martinha, assumiria a seguinte redação: − A culpa desta solidão a quem pertence? − Ao destino ou a mim? − Eu creio, às vezes, que ao destino; às vezes, acuso-me a mim própria.
Está correto o que se afirma em:
R:e. I, II e III.
4-Assinale a alternativa que melhor reescreve o trecho a seguir, mantendo-se o sentido do texto:
É pior: deixemos recordações aborrecidas.
R:d. É pior. Convém deixarmos recordações aborrecidas.
5-Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso
vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
R:e. De um texto autobiográfico.
6-(SJRP-Jundiaí) Cada um dos períodos apresentados a seguir foi redigido de cinco formas diferentes. Leia com atenção e selecione a alternativa que corresponde ao período que tem a melhor redação, considerando correção, clareza, concisão e elegância.
R:. Um sentimento pungente me dominava, abafando uma vaga, uma imprecisa sensação de sarcasmo.
7-Comparando a fala do primeiro balão com a do último, é correto afirmar que:
ERRADA:a. Sob o ponto de vista conceitual, a expressão “lei da selva” tem uma extensão mais ampla que “lei da gravidade”, que tem sentido especializado.
8-A imagem no segundo quadrinho:
R: b. Comprova que a lei da selva é válida em todas as situações.
9-(IBGE – adaptada) Nos textos a seguir, os parágrafos foram colocados, propositalmente, fora de sua sequência lógica. Numere os parênteses de 1 a 5, de acordo com a ordem em que os parágrafos devem aparecer para que o texto tenha sentido:
( ) Não conseguindo fazer a reposição da energia física e mental, os trabalhadores de baixa renda
tornam-se as maiores vítimas de doenças, comprometendo até mesmo a sua força de trabalho.
( ) Quando realizamos um trabalho, gastamos certa quantidade de energia física e mental.
( ) E a situação torna-se ainda mais grave quando o trabalhador se vê forçado a prolongar sua jornada de trabalho, a fim de aumentar seus rendimentos e atender às suas necessidades.
( ) Não conseguindo fazer a reposição da energia física e mental, os trabalhadores de baixa renda tornam-se as maiores vítimas de doenças, comprometendo até mesmo a sua força de trabalho.
( ) Quando realizamos um trabalho, gastamos certa quantidade de energia física e mental.
( ) E a situação torna-se ainda mais grave quando o trabalhador se vê forçado a prolongar sua jornada de trabalho, a fim de aumentar seus rendimentos e atender às suas necessidades.
( ) Portanto, quanto maior a jornada de trabalho, maior será seu desgaste físico e mental, afetando, desse modo, ainda mais, a sua saúde.
( ) A energia despendida precisa ser reposta por meio de uma alimentação adequada, do descanso em moradia ventilada e higiênica e outros fatores.
(Melhem Adas, in Geografia. v. 2. São Paulo: Moderna, 1984, p. 33)
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R:c. 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
10-(FUVEST – adaptada) Leia os provérbios a seguir:
I – Uma andorinha não faz verão.
II – Nem tudo que reluz é ouro.
III – Quem semeia ventos colhe tempestades.
IV – Quem não tem cão caça com gato.
As
ideias centrais são respectivamente:
R:b. Cooperação – aparência – punição – adaptação.
11-(TJ/SP – 2010 – VUNESP) De acordo com o texto,
...