Oficina De Redação Publicitária
Artigos Científicos: Oficina De Redação Publicitária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AshleyCooper • 18/10/2014 • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 415 Visualizações
Resumo de Oficina de Redação Publicitária
Evolução do texto publicitário
Começo: Primeiro anuncio no Brasil surgiu na Gazeta do RJ. Os anúncios tinham linguagem simples, informação objetiva e sem ilustrações.
1875: Anúncios com desenhos (litogravuras) nos jornais Mequetrefes e O Mosquito.
1893: Primeiros outdoors com linguagem própria e ilustração como os cartazes franceses.
Inicio do Século XX: Criatividade, linguagem elaborada e persuasiva.
1900-1930: Os anunciantes eram estabelecimentos comerciais, fabricantes, produtos e artigos farmacêuticos.
2A Fase: Poetas e escritores fazendo textos literários. Jornalistas e artistas na elaboração dos anúncios.
Anúncios Publicitários: Evoluíram com a arte e linguagem da imprensa e da comunicação de massa, tornando-se peças sofisticadas.
Linguagem Publicitária: Mais requinte e melhor construção das frases com jogo de palavras e outros.
1960-1970: Fim do uso da imagem como pura ilustração do texto. Publicidade explicativa (explicar uso do produto) desaparece. O foco é emocional e subjetivo.
3a Fase: Recursos Estatísticos
Texto na Publicidade de Hoje: Argumentação emocional em oposição à racional. Textos concisos. Informalidade.
Estrutura dos Anuncios
- Texto
- Imagem / Ilustração
- Texto
- Assinatura: Identificação do anunciante (Logo e Slogan)
Esquema Aristotélico: Aristóteles prega que é necessário convencer e persuadir. Convencer (demonstrar, argumentos e provas, raciocínio lógico) para auditório universal e persuadir (seduzir, elogiar, subjetivo, emocional) para um individuo, despertar um sentimento nele.
- Exórdio: Elogio, censura, conselho que nos induz a alguma coisa. Tem função de chamar atenção do observador (Título e Imagem)
- Narração: Menciona os fatos já conhecidos e diz tudo o que ilustra o assunto, fácil e direto sem excessos. Envolve o observador na proposta (Imagem e Inicio do texto)
- Provas: Deve ser demonstrativas, aconselhar. Justificam racionalmente as vantagens do produto (Miolo do texto)
- Peroração: Ouvinte ao nosso favor, atenuando o que foi dito, recapitulando e excitando paixões. Conclui raciocínio, incentivar a ação e lembrar a marca. (Fim do texto, assinatura da campanha, logomarca, slogan).
Estrutura do anúncio
- Titulo + Ilustração: Atrair atenção / interesse do leitor
- Bloco de Texto: Conteúdo informativo, apelos / argumentos
- Assinatura: Identificação do leitor
- Slogan: Simplificar ideia, esclarecer sentido, moldura para nome do produto
Titulo – Caracteristicas Discursivas
- Enigma/ Curiosidade: Desperta curiosidade pelo aspecto do produto
- Sugestão: Conselhos ou promete bons resultados
- Noticia: Apresenta fato/noticia relacionada ao assunto
- Seletivo: Destina-se a determinado publico
Verbal e o Visual na Propaganda
- Anúncio com Estrutura Completa: Título, texto, imagem e assinatura
- Anúncio com Estrutura Completa Parcial: Titulo, texto (com quase todos os elementos), imagem e assinatura
- Estrutura Sucinta: Titulo, imagem e assinatura
- Hegemonia do Verbal: Texto e assinatura
- Hegemonia da Imagem: Imagem e Assinatura
Anuncio Dionisiaco
Dionisiaco – Valor Emocional, Humoristico ou Aventura (Narração)
Texto Dionisiaco: Apela a emoção do leitor, leve. Visa a persuasão. Usa muito a estrutura do conto, crônica e fábula. Tem como objetivo “aconselhar”, persuadir pela emoção, contar uma pequena história envolvendo o leitor para abrir o coração dele e faze-lo favorável. Dar preferencia á terceira pessoa (observador) ou primeira pessoa (testemunhal). Nada muito complexo.
Narração: Enumeração de fatos / acontecimentos / ações envolvendo personagens, tempo, espaço, enredo e foco narrativo.
- Personagens: Plano (Superficiais) ou Esféricas (Complexos). Na publicidade geralmente são planos baseados em estereótipos.
- Tempo: Cronológicos, sem relação com o tempo normal e temporal.
- Espaço: Cenário, componentes bem descritivos.
- Enredo: Sequencia linear das ações.
- Foco Narrativo: Primeira Pessoa: Presente como protagonista ou testemunha. Terceira Pessoa: Sabe tudo sobre os personagens (pensamentos e sentimentos) e faz comentários / criticas (Onisciente Intruso) conhece os personagens mas é neutro sem invadir o mundo dele (Onisciente Neutro). Discurso Direto: Personagem tem sua própria voz com intuito de proporcionar ao leitor “a ilusão” de estar ouvindo o outro. Discurso Indireto: Fala do narrador invade a do personagem.
Anuncio Apolíneo
Vetor lógico – racional (Dissertação)
Texto Apolíneo: O primeiro fala à razão de quem lê, apoiada no discurso racional, nos argumentos. Apresentam dados, argumenta com informação. Convencimento. O texto publicitário de linha apolínea é feito por fases divididas para resultar em uma argumentação clara, precisa, simples e contundente. Cada fase do texto é uma preparação para a etapa seguinte. As camadas do texto se correspondem e se complementam e não deve ter a ordem mudada: A introdução já adianta no título o assunto de que se vai tratar no texto. A narração desenvolve o assunto apresentado na introdução. As provas atestam aquilo que a narração apresenta. A peroração,
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