Ortografia
Resenha: Ortografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaafariia • 15/4/2014 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Em ortografia, chama-se acento agudo a um sinal de acentuação gráfica, um traço oblíquo para a direita (como no í da palavra oblíquo), que se coloca por cima das letras, em várias línguas, para indicar alguma característica fonética.
Exemplos de uso do acento agudo:
Em português indica a sílaba tônica de timbre aberto, sempre que necessário.
Em castelhano, galego indica a sílaba tônica, sem valor de timbre, sempre que necessário.
Em catalão indica a sílaba tônica de timbre fechado, sempre que necessário.
Em francês é usado para indicar o timbre fechado, mas não tem valor tônico.
Em italiano é usado para fechar as vogais é e ó (nessa letra mais raro). Isto ocorre geralmente em final de palavras, como em primaché ("antes que") e perché ("por causa"), mas principalmente em palavras monossolábicas, onde a acentuação é obrigatória: né ("nem") e sé ("si").
Em dinamarquês e norueguês indica a duração estendida da vogal, sem valor de timbre ou tonicidade.Nas línguas eslavas escritas com o alfabeto latino, como croata, esloveno e polaco indica a palatalização de consoantes fricativas. Em checo e eslovaco indica a vogal tônica principal.
Nas línguas eslavas escritas com o alfabeto cirílico, como russo e ucraniano indica (principalmente em livros didáticos para crianças ou estrangeiros) a sílaba tônica, podendo recair sobre uma vogal ou sobre a consoante inicial.
Em húngaro indica a duração da vogal o.
Na grafia pinyin do Chinês mandarim, designa o primeiro tom, pronunciado de baixo para cima.
O acento agudo também tem sido utilizado por linguistas no desenvolvimento de ortografias para línguas que anteriormente não eram escritas, sendo nesse caso geralmente usado para indicar a sílaba tônica ou a duração da vogal.
...