TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇAO TEXTUAL

Dissertações: PRODUÇAO TEXTUAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Leitura e Produção Textual

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o texto a seguir e responda aos questionamentos efetuados na sequência.

O hábito da leitura agrega um novo valor à carreira

Renato Bernhoeft (é presidente da Bernhoeft Consultoria)

Recentemente, um dos participantes de um popular programa de televisão declarou, orgulhosamente, que "nunca tinha lido um livro na vida". Com certeza, ele perdeu uma bela oportunidade de ficar calado. Especialmente pela negativa influência que uma afirmativa como essa pode ter sobre os mais jovens. Além de representar também o desconhecimento sobre a importância da leitura na vida e carreira de todo profissional que deseja crescer num mundo - e mercado - cada vez mais competitivo.

E o tema amplia sua relevância se considerarmos as últimas pesquisas sobre os índices de leitura do brasileiro, que são muito baixos. Entre estudantes ele não ultrapassa os 1,7 livro/ano, ao se considerar, exclusivamente, a leitura por iniciativa própria. Esse índice apenas aumenta um pouco quando são levados em conta os livros didáticos, obrigatórios.

Num recente evento internacional para avaliação de leitura, os estudantes brasileiros atingiram os mais baixos índices de compreensão e interpretação de textos. A mesma pesquisa concluiu que a dedicação do tempo livre coloca a leitura em quinto lugar, depois de assistir TV; ouvir música; sair com amigos; e descansar. Nessa ordem de prioridades...

Os programas de orientação de carreiras destacam alguns pontos e condutas importantes, como capacidade de falar em público, vestir-se bem, ser educado no trato, causar uma boa impressão, ter clareza dos seus objetivos e aspirações etc. Mas muito pouco é mencionado sobre a capacidade de desenvolver ideias e ter um raciocínio interpretativo.

Questão 1 - Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo e em seguida responda ao solicitado.

a) Há uma função de linguagem predominante no texto acima, cite qual é. Em seguida, transcreva um trecho do texto que comprove a sua resposta. (1,0 ponto)

R; FUNÇAO REFERENCIAL

Entre estudantes ele não ultrapassa os 1,7 livro/ano, ao se considerar, exclusivamente, a leitura por iniciativa própria. Esse índice apenas aumenta um pouco quando são levados em conta os livros didáticos, obrigatórios

b) A partir desse exemplo, identifique, pelo menos, duas características relacionadas à função identificada, justificando a sua resposta. Veja que o seu comentário não pode ser cópia da teoria presente no material didático, ou seja, você deve explicar com suas próprias palavras. (1,0 ponto).

R; A MENSAGEM E TRANSMITIDA COM NEUTRALIDADE DO EMISSOR,A MENSAGEM E OBJETIVA E CENTRADA NO REFERENCIAL,NO ASSUNTO.O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa.

c) Apresente, ao menos, 2 características (não pode ser simplesmente cópia do material didático), do texto “O hábito da leitura agrega um novo valor à carreira””, em relação ao nível padrão de linguagem. Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

E OBJETIVA E DA PRIORIDADE AO CASO CONCRETO

A língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem por base a norma culta forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade

Questão 2 - Leia o texto a seguir e responda aos questionamentos efetuados na sequência.

Sobe e desce

Vanessa Vieira, Revista GALILEU – fevereiro/2012

Em novo ranking de desenvolvimento humano, produtores dariam lugar aos adeptos do consumo minimalista (mais reduzido).

Uma das principais referências para avaliar a qualidade de vida da população e a economia de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um ranking publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). As colocações se baseiam em fatores como expectativa de vida, acesso à educação e renda. Mas, para o cientista ambiental Chuluun Togtokh, da Universidade Nacional da Mongólia, a metodologia precisa ser mudada por não levar em conta se o desenvolvimento em questão é sustentável. “No ranking atual, países desenvolvidos e países ricos em petróleo são posicionados no topo, sem considerar o quanto têm custado ao planeta e ao futuro da humanidade.”

Pensando nisso, Togtokh decidiu racalcular os resultados do IDH, levando em conta os critérios convencionais, mas também as emissões per capita de gases do aquecimento global. O resultado é o Índice do Desenvolvimento Humano Sustentável, que promoveria uma dança das cadeiras no ranking tradicional. Uma das principais mudanças é a queda de posição de Austrália, Estados Unidos e Canadá. Países cuja economia é baseada na exploração do petróleo, como Qatar e Bahrein, também tiveram uma piora drástica no desempenho.

Os melhores resultados ficaram com nações como Noruega (sempre favorita), Suécia e Suíça. “Culturas que não possuem hábitos de consumo predatórios se saem bem no índice da sustentabilidade”, diz o pesquisador. “E qualquer um que visitou os países nórdicos concorda que essa moderação não compromete o padrão de vida das pessoas “, afirma.

Conforme você percebeu, no texto acima há diversas palavras sublinhadas. Observe atentamente qual é o papel delas para responder aos seguintes questionamentos:

a) Explique o porquê do uso do mas e do mas também. Em seguida, diga quais são as ideias relacionadas a eles, perceba quais são as informações que vêm antes e depois de cada um desses elementos coesivos. (2,0 pontos)

b) MAS QUER DIZER QUE TEM QUE LIGAR AS INFORMAÇOES OPOSTAS E UMA CONTRADIÇAO.

E MAS TAMBEM ESTABELECE UM TERMO DE ADIÇAO

b) Os elementos coesivos ligam ideias, retomam informações, substituem termos já mencionados, entre outras funções. Levando em conta esse papel dos conectores, explicite, para cada um dos três termos destacados a seguir, quais são as informações retomadas por eles, levando em conta o contexto do texto acima: Pensando nisso, que, essa moderação. (1,0 ponto)

c) Em relação às informações nas entrelinhas, ou implícitas, explique o pressuposto para cada uma das construções linguísticas destacadas a seguir. Veja o contexto de cada caso para adequar a sua resposta. (1,5 ponto)

- produtores dariam lugar –

- Uma das principais referências para avaliar a qualidade e vida da população -

- promoveria uma dança –

Questão 3 - O que texto que segue tem, prodominantemente, linguagem não verbal.

Observando atentamente cada imagem, faça uma leitura analítica delas e escreva um texto dissertativo argumentativo de 10 a 15 linhas, o qual deve conter a sua interpretação crítica em relação às três imagens apresentadas abaixo. Para enriquecer o seu ponto de vista, veja como essa charge pode ser reconhecida em nossa realidade, ou seja, a que ela se refere dentro da sociedade brasileira, no sentido de mostrar que há grupos privilegiados e outros marginalizados. Dê um título ao texto (2,5 pontos).

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »