TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

Seminário: PRODUÇÃO DE ÁLCOOL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Seminário  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

PRODUÇÃO DO ÁLCOOL

A fernentação é um processo anaeróbio de sintese de ATP que ocorre na ausência de oxigênio e que não envolve cadeia respiratória. Na fermentação, o aceptor final de hidrogênios é um composto orgânico.

Os seres anaeróbios podem ser estritos ou facultativos.

Os estritos são os que só realizam um dos dois processos anaeróbios. Por exemplo: algumas bactérias realizam só a fermentação, enquanto outras realizam só a respiração anaeróbias. Aliás, o oxigênio é letal para as bactérias anaeróbias, que só ocorrem em ambientes muitos particulares, como solos profundos e regiões onde o teor de O2 é praticamente zero. É o caso do bacilo do tétano ( Closiridium tetani).

Os facultativos realizam a fermentação na ausência de oxigênio e a respiração aeróbia na presença desse gás. É o caso de certos fungos, como Saccharomyces cerevisiae, e de muitas bactéias.

Na fermentação, a glicose é degradada parcialmente, na ausência de oxigênio, em substância orgânicas mais simples, como o ácido bático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica).

Nesses processos, há um saldo de apenas 2 moléculas de ATP por molécula de glicose degradada. Portanto, o ganho energético é maior na respiração do que na fermentação.

A fermentação ocorre no citosol. Inicialmente ocorre a glicólise, emque a molécula de glicose é degradada em duas moléculas de piruvato, cada uma com três carbonos, com saldo de 2 ATPs. Essa etapa é comum tanto para a fermentação como para a respiração.

Fermentação Alcoólica

Na fermentação alcoólica, o piruvato libera, inicialmente, uma molécula de CO2, formando um composto com dois carbonos que sofre redução pelo NADH, originando álcool etílico.

A fermentação alcoólica ocorre principalmente em bactérias e leveduras. Entre as leveduras, que são fungos microscópicos, a espécie Saccharomyces cerevisiae ;e utilizada na produção de bebidas alcoólicas. Esse levedo transforma sucos de uva em vinho e de cevada em cerveja. O suco de cana -de-açúcar fermentado e destilado produz tanto a aguardente quanto o ácool etílico, usado como combustível. O levedo também é empregado para fazer pão. Nesse caso, o CO2 produzido por fermentação fica armazenado no interior da massa, em pequenas câmaras, fazendo-a crescer. Ao se assar a massa, as paredes dessas câmaras se enrijecem, mantendo a estrutura alveolar.

Caldo de cana , se inicia em uma filtração. Depois BRIX (É a porcentagem pesos / peso dos sólidos em uma solução de sacarose, ou seja, o teor de sólidos na solução. Por consenso, admite-se o Brix como a porcentagem aparente de sólidos solúveis contida em uma solução açucarada impura caldo extraído da cana ).

O uso do Tratamento Termico foi para eliminar os microrganismo presentes. É a cocção que se faz através de apenas o contato com o vapor de algum líquido que esteja fervendo. O tratam,ento foi feita a inoculação na extração do álcool, tem dois tipos de destilações a simples e fracionada, usamos a destilação simples.

Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com