Portugues
Trabalho Universitário: Portugues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferreira1 • 19/5/2014 • 941 Palavras (4 Páginas) • 1.436 Visualizações
Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues
Eduardo
Linguagem
Tapes
2013
1b1
Eduardo
Linguagem
Trabalho sobre língua de comunicação,
Como foi sua evolução e
Sobre suas teorias de linguagem.
Tapes
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 4
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO 5
1.1 Linguagem na história. 6
1.2 Criação do Alfabeto 6
1.3 Invenção da imprensa 7
1.4 Linguagem tecnológica. 8
1.5 Linguagem como filtro 8
1.6 Jogos de linguagem 8
CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS 10
INTRODUÇÃO
Aspectos da realidade marcadamente humano, a linguagem e o que ela possibilita para todos nós, com destaque para a comunicação e seu imenso poder.
A linguagem é usada como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.
Línguas vivem, morrem, misturam-se, mudam de lugar para lugar e mudam também com o passar do tempo. Qualquer língua que deixa de mudar ou de se desenvolver é categorizado como uma morta. Por outro lado, qualquer língua que está em um estado contínuo de mudança é conhecido como uma língua viva ou linguagem moderna. É por estas razões que o maior desafio para o falante de uma língua estrangeira é permanecer imerso nela, a fim de acompanhar as mudanças que se processam na língua.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Comecemos nossa investigação sobre o tema deste capitulo com a tradicional pergunta socrática: “O que é linguagem?”.
Primeiramente o que queremos dizer com a palavra linguagem. Ela costuma ser usada em diversos contextos com sentidos relativamente distintos.
Por exemplo; linguagem verbal (que usa palavras, isto é, as línguas), linguagem jurídica (do diretório), linguagem popular, linguagem musical, linguagem matemática, linguagem artificial (informática), linguagem corporal ou gestual, linguagem dos golfinhos e por ai a fora.
1.1 Linguagem na história.
Quais seriam, portanto, os eventos mais marcantes da história da linguagem e da comunicação, aqueles que tiveram o poder de abrir novas possibilidade para a humanidade.
O primeiro teria sido o processo de criação das línguas, porém não há conhecimento histórico suficiente a esse respeito.
Salientamos alguns estudiosos, destacando três acontecimentos:
A criação do alfabeto, a invenção da imprensa e em nossos dias, o desenvolvimento da linguagem eletrônica e de todas as suas mídias.
1.2 Criação do Alfabeto
Antes da criação e adoção do alfabeto na Grécia antiga, eram os poetas que transmitiam. Oralmente, muitos aspectos da cultura. A juventude aprendia-o que era piedade, amor, traição por meio da história mítica e épica, isto é, de narrações se as aventuras e desventuras de seres humanos, heróis e deuses.
Desse modo, linguagem e ação estavam estreitamente ligadas. Podemos dizer que o falar, o pronunciar certas palavras tinha o poder de promover determinadas coisas, indicar modelos a serem atingidos.
Era uma linguagem de ação baseada no relato de acontecimentos reais ou imaginários.
A partir do século IX a.c., desenvolveu-se o alfabeto grego (que tinha como base o fenício), o que facilitou a propagação da linguagem escrita na Grécia antiga, dando início a uma transformação de grades consegue cias.
O relato oral foi perdendo a relevância exclusiva de antes, pois o exto escrito, que lentamente se difundia, falava por ai mesmo, e para “escuta-lo não se necessitava mais orador”. Assim como expressão de predomínio, da linha na escrita- feita, letra a letra, palavra por palavra, linha por linha, a forma de pensar
...