Portugues
Artigo: Portugues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apcsoliveira • 24/2/2015 • 738 Palavras (3 Páginas) • 1.135 Visualizações
Pergunta 1
1. Leia o parágrafo abaixo, com o objetivo de apreender a ideia principal que ele expressa:
No início do século V a.C., dois tiranos da Sicília, Gélon e Híeron, expropriaram e deportaram os habitantes da Ilha a fim de instalar ali os seus mercenários. Um movimento democrático reverteu a situação. Foi necessário reparar os danos causados, e numerosos processos foram instaurados para recuperar as terras. Esses processos se desenvolveram pela primeira vez diante de um júri popular. Foi, então, com a intenção de convencer um auditório, empregando-se a palavra e não a força física que nasceu uma arte: a retórica, a arte de saber falar. A retórica esteve, portanto, ligada à atividade política desde o seu nascimento.
Agora assinale a alternativa que melhor expressa a ideia principal do parágrafo:
A. O parágrafo informa sobre o nascimento da arte de saber falar em público: a retórica.
B. O parágrafo explica como se deu o nascimento dos processos democráticos de júri popular na Sicília.
C. O parágrafo afirma, exemplificando, que a retórica, desde o seu surgimento, está ligada à atividade política de persuasão.
D. O parágrafo explica como a retórica, a arte de saber falar, pode ser usada para convencer.
E. O parágrafo ressalta a importância da força das palavras.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Assinale a única alternativa que não apresenta problemas em relação à concordância verbal:
A. Pela minha cabeça passou muitos tipos de pensamento.
B. Os policiais, após prender o marginal, levou-me até em casa.
C. Roupas velhas que não teriam mais nenhum valor para quem as possuíram.
D. Haviam dois homens parados na esquina.
E. Nesse momento existiam apenas a luz e o som estranhos para mim.
0,1 pontos
Pergunta 3
1. Leia o texto abaixo e responda à questão:
“A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.” Do outro lado da linha, vermelho de raiva e com ímpetos de entrar pelo telefone para agredir a voz incorpórea, o consumidor – impotente ̶ bufa e desiste. Sente-se um palhaço, sem picadeiro nem aplausos. Repetida à exaustão e seguida de uma música que a ocasião torna insuportável, a mensagem gravada pode ser considerada uma prova de pouco caso com o consumidor. Afinal, ela parece prever uma longa espera para quem está do outro lado da linha. A cena, comum, indica que as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial apregoados aos quatro ventos pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços podem transformar-se num grandíssimo engodo.
(Isto É, 7/02/2001, p.80)
Usando conhecimentos prévios, podemos inferir a partir da leitura do texto que:
I - O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e o que prova isso são as palavras “as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial”.
II - O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e inferimos isso a partir da nossa vivência como consumidores, enfrentando horas de espera, música insuportável e uma voz virtual.
III- O ponto de vista do redator do texto é elogiar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e inferimos isso a partir da primeira frase do texto “A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.”
IV- O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e
...