Português I
Ensaios: Português I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarinaSilvaa • 14/10/2014 • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 482 Visualizações
ATIVIDADES – AULA 3
(1,25)
ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
AS RESPOSTAS DEVEM SER ELABORADAS COM SUAS PALAVRAS. VOCÊ PODE PESQUISAR SOBRE O TEMA. LEMBRE-SE DE QUE PESQUISAR É LER, COMPREENDER E ESCREVER COM SUAS PALAVRAS. NÃO FAÇA CÓPIAS, POIS NÃO SERÃO CONSIDERADAS E SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, , deixe recado no QUADRO DE AVISOS.
Leia os textos “Entre nativos e imigrantes”(Rev. Melhor gestão de pessoas- Especial 2010. P.52-56) e “Novos tempos” (Rev. Melhor gestão de pessoas, ano 18, nº 270, maio de 2010, p.58-62)(disponíveis em Material de aula: Arquivo) e redija UM PARÁGRAFO EXPLICATIVO OU ARGUMENTATIVO sobre o tema:
RECURSOS HUMANOS
Não se esqueça de que deve ter tópico frasal, desenvolvimento e conclusão, conforme explicado na aula.
OBS.: LEIA A AULA 3 PARA ENTENDER COMO SE ESCREVE UM PARÁGRAFO.
A nova geração Y está chegando para mudar completamente o mundo empresarial. Com a sua habilidade adquirida através das novas tecnologias, os jovens têm a mente mais aberta para o mundo, possuem uma facilidade de trabalho e competência maior que as outras gerações, que estão se adaptando a tais tecnologias, que não um crescimento rodeado de computadores, celulares modernos, jogos digitais ou qualquer outro tipo de modernidade digital que exercitasse o seu raciocínio e suas técnicas. A tendência é que a qualidade do serviço seja mais eficiente devido a esse fator, pois o seu raciocínio é mais rápido, devido ao mundo digital. O jovem se adapta muito mais rápido as inovações, se encaixam rapidamente em novos meios que sejam sofisticados, gostam de coisas novas e diferentes, fora do normal, são compreensivos com os outros, se tratando de questões sobre a atualidade. Não existe mais o olhar dele com discriminação por a pessoa usar brinco ou um alargador, possuir uma tatuagem grande ou pequena, o preconceito que antes estava presente frequentemente em nosso meio, já deixa de existir, pois são os jovens dessa nova geração que vem trazendo essas novidades e costumes. A geração Y promete revolucionar, com suas táticas e sem o preconceito, a convivência e os negócios só tendem a melhorar.
ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
AS RESPOSTAS DEVEM SER ELABORADAS COM SUAS PALAVRAS. VOCÊ PODE PESQUISAR SOBRE O TEMA. LEMBRE-SE DE QUE PESQUISAR É LER, COMPREENDER E ESCREVER COM SUAS PALAVRAS. NÃO FAÇA CÓPIAS, POIS NÃO SERÃO CONSIDERADAS E SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO
ATIVIDADE – AULA 4 (1,25)
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem no QUADRO DE AVISOS.
Você entendeu o conteúdo da aula 4? Percebeu como é importante conhecer os fatores de textualidade? Faça agora, a leitura de um artigo que contribuirá para sua maior compreensão sobre o assunto. A seguir, procure uma charge de 2014 ( atual) em um site e produza uma análise interpretativa. Não se esqueça de copiar e colar a charge que você irá interpretar. Não escolha charges que tenham movimento.
Dilma está gastando um valor absurdo com a copa do mundo no Brasil, com estádios e infra-estrutura para abrigar o mundo do futebol. Dinheiro que poderia ser gasto na saúde do povo, com hospitais, postos de saúde, medicamentos para o governo, infra-estrutura, bolsas de estudos em faculdades e universidades a fim de formar bons profissionais na área da saúde, capacitando cada vez mais a medicina, assim, não precisando contratar médicos de outros países. Uma vergonha que está acontecendo para os brasileiros. O povo está sendo totalmente esquecido, e o futebol ocupando o seu lugar. Um tremendo desperdício de dinheiro que está acontecendo, com novos estádios sendo construídos especialmente para abrigar alguns joguinhos da copa, que futuramente não se vê nenhuma utilidade. Dinheiro para aplicar em copa o Brasil possui, mas para investir em novas tecnologias na saúde do povo, não existe.
Na charge expõe claramente no que o dinheiro público está sendo gasto. Na prateleira dos troféus da copa do mundo, mostra que o nosso país possui cinco troféus de campeão do futebol, ao contrário da prateleira ao lado, que está destinada ao prêmio Nobel de medicina que está vazia. O prêmio Nobel que deveria ser mais cobiçado por Dilma, é esquecido por causa da copa do mundo. A saúde é deixada de lado.
Na frente mostra Dilma olhando seu calendário de 2014, o qual possui apenas duas datas importantes no país: a copa do mundo e as eleições. Datas importantes para Dilma, claro, pois quer que o mundo veja como ela é uma boa presidente, que está se esforçando pelo país, para depois se reeleger.
________________________________________
GHILARDI, Maria Inês. A charge jornalística e a questão da informatividade. In: AMARANTE, Maria de Fátima (Org.). Letras. Revista do Instituto de Letras da PUCCAMP. dez. 1996. n. 1 e 2. vol. 15. p. 5-11.
A CHARGE JORNALÍSTICA E A QUESTÃO DA INFORMATIVIDADE
Maria Inês Ghilardi - (Instituto de Letras - PUCCAMP)
A charge jornalística, hoje, faz parte da maioria dos jornais, dos mais conceituados aos menos poderosos, e estudá-la pode ser uma das tantas formas de conhecer esse veículo de comunicação e a sociedade à qual ele se destina.
Complementando uma pesquisa sobre a informatividade nos textos jornalísticos2 , voltamos o olhar à charge com o objetivo de investigar a carga de informações nela contida e o tipo de informação que transmite. Seu caráter informativo difere de outros desenhos, como a história em quadrinhos, pois está sempre ligada às notícias do jornal que a publica. Portanto, sem o contexto criado pelo conteúdo das notícias, não é possível interpretá-la, "ler" sua mensagem, perceber a crítica que há por trás do quadro.
Quanto à informatividade, sabemos que todo texto transmite alguma informação, pois há informações conhecidas e novas para o leitor. O sucesso do ato de comunicação é medido pela quantidade (e/ou qualidade) de informações inusitadas e inesperadas que apresenta. "Há, então, a necessidade de uma certa dose de imprevisibilidade para que um texto seja
...