Português - Trovardismo
Monografias: Português - Trovardismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adizin • 25/10/2013 • 928 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TÉCNICO EM INFORMÁTICA – SEGUNDO MÓDULO
RILMAR DE ARAUJO M. GORNI - 751302013
PORTFÓLIO 1
PORTUGUÊS
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
RILMAR DE ARAUJO M. GORNI
PORTFÓLIO 1
PORTUGUÊS
Trabalho apresentado ao ensino tecnico do colégio ENIAC para a disciplina de Arquitetura de Computadores.
Prof. Sandra Regina
Guarulhos
2013
LITERATURA MEDIEVAL
1.) O Trovadorismo é a primeira escola do quadro literário, se caracteriza como um estilo de época, o qual se manifestou na Idade Média, duranteo período feudalismo. Faça uma pesquisa sobre o feudalismo. Lembrando, é claro, de destacar os pontos mais importantes.
R: O feudalismo começou no século IV, com os bárbaros invadindo Roma do Ocidente, e foi uma maneira de organização social e politica baseada nas relações servis. Durou por toda a Idade Media.
A sociedade era dividida em:
I. Rei
II. Clero
III. Nobreza
IV. Camponeses. (Maior parte da população)
A economia era de base agricula onde os Nobres e Clero possuam terras para o camponeses trabalharem.
A igreja católica era predominante na europa. A grande maioria das pessoas era cristã. Os monges, pessoas encarregadas de cuidar dos mosteiros e igrejas, passavam a maior parte do tempo rezando.
Somente os filhos de nobres podia estudar. Eles aprendiam latim, religião e táticas de guerra.
O Feudalismo foi caindo ao poucos. Em algumas regiões europeias, o feudalismo caiu no século XII, transformando em capitalismo.
2.) Como é o estilo da arquitetura no Trovadorismo?
R: Foi influenciada pelas cidades e a ascensão da igreja católica. Com o aumento do poder da igreja, elas usavam o capital para criar grandes obras arquitetonicas, principalmente catedrais. A missão deles eram sepre buscar o
3.) Qual a origem da palavra cantiga?
R: É um tipo de poesia formada por redondilhas ou de versos menores que a redondilha, e dividida, na maioria das vezes, com estrofes iguais.
4.) Quais os tipos de cantigas Tovadorescas? Detalhe cada uma delas.
R: Existem quatro tipos de cantigas trovadorescas. São elas: Cantiga do Amor, Cantiga do Amigo, Cantiga do Escárnio e Cantiga de Maldizer.
I. A cantiga do Amor é quando O cavalheiro se dirige à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, na posição de fiel vassalo, se põe a serviço de sua senhora, dama da corte, tornando esse amor um objeto de sonho, distante, impossível. Mas nunca consegue conquistá-la, porque tem medo e também porque ela rejeita sua canção, mas como eles tinham bastante dinheiro as mulheres se entregavam a eles. As cantigas de amor são dividas em quatro partes:
a) Cantiga de Meestria, o modo mais difícil de cantiga de amor. Não contém refrão, nem estribilho e nem repetição;
b) Cantiga de Tense ou Tenção era diálogo entre cavaleiros se desafiando por uma mesma mulher;
c) Cantiga de Pastorela: Fala do amor entre um plebeu e uma plebeia;
d) Cantiga de Plang é uma cantiga cheia de lamentações.
II. São cantigas de origem popular, com marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão, estribilho), recursos esses próprios dos textos para serem cantados e que propiciam facilidade na memorização. Esses recursos são utilizados, ainda hoje, nas canções populares.
III. Em cantiga de escárnio, o eu-lírico faz uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos. As cantigas de escárnio (ou "de escarnho", na grafia da época) definem-se, pois, como sendo aquelas feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades, trocadilhos e jogos semânticos, em um processo que os trovadores chamavam "equívoco". O cômico que caracteriza essas cantigas é predominantemente verbal, dependente, portanto, do emprego de recursos retóricos. A cantiga de escárnio exigindo
...